007_EASL2014_port

EASL-2014 - Capacitação gratuita de médicos da "Atenção Primaria" no diagnostico, cuidados e tratamento das hepatites da AASLD

23/04/2014

A Associação Americana para o Estudo do Fígado (AASLD) apresentou durante o Congresso da EASL em Londres um curso "on-line" destinado a médicos da "Atenção Primaria" objetivando os capacitar para atender o maior número de infectados com a chegada da nova era de tratamento nas hepatites.

Chamado de "ACT-First: A Practical Introduction to Liver Disease" (uma introdução na pratica das doenças do fígado, em tradução livre) foi lançado no American College of Physicians (ACP) e trata-se de um programa de educação para qualquer profissional de saúde interessado em cuidar de pacientes com hepatite. O curso é dado gratuitamente a professionais de saúde dos Estados Unidos ou de qualquer país do mundo.

Considera a Associação Americana para o Estudo do Fígado (AASLD) que com a facilidade dos tratamentos orais com mínimos efeitos colaterais, tanto na hepatite C como na hepatite B, passa a ser possível que médicos generalistas que atendem na atenção primaria possam diagnosticar cuidar e tratar os infectados e dessa forma aumentar os poucos locais hoje disponíveis para o atual e complicado tratamento com interferon.

O currículo pretende cobrir a maior parte das doenças hepáticas e, dado o número de pacientes afetados, as duas primeiras etapas são dedicadas às hepatites B e C. Os participantes serão capazes de identificar os pacientes em risco de infecção pelas hepatites B e C, avaliar os pacientes com testes sorológicos e determinar aqueles que são candidatos para receber tratamento antiviral.

Considera a Associação Americana para o Estudo do Fígado (AASLD) ser necessário capacitar milhares de profissionais para atender a demanda nas hepatites. O programa de diagnostico dos Estados Unidos pretende encontrar 800.000 infectados com hepatite C nos próximos cinco anos.

O programa é uma parceria da Associação Americana para o Estudo do Fígado, American College of Physicians (ACP) , Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Projeto ECHO e Departamento de de Veteranos de Guerra (VA).

O programa, disponível na internet desde o final de janeiro já recebeu 65.000 visitantes. Os que desejam conhecer ou participar do curso gratuito devem visitar a página http://www.aasld.org/LiverLearning%C2%AE/Pages/LiverProgramforPrimaryCareProviders.aspx

Uma iniciativa que deveria ser copiada por todos os governos e sociedades médicas, se necessário simplesmente a traduzindo a cada idioma dos diversos países.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO