016_EASL2014_port

Comentários do Congresso Latino Americano de Fígado - ALEH 2014

15/09/2014

Regressando do Congresso da ALEH - Associação Latino Americana para Estudo do Fígado realizado em Cancun, México, estarei realizando nas próximas semanas matérias sobre os assuntos mais importantes, começando hoje falando sobre a discussão sobre guias de tratamentos, consensos e protocolos.

O Grupo Otimismo apresentou orgulhosamente a primeira pesquisa A VOZ DO PACIENTE, sobre as dificuldades de acesso ao tratamento da hepatite C no sistema publico do Brasil, falei orgulhosamente porque pela primeira vez pesquisas e enquetes realizadas por uma ONG estão sendo aceitas em congressos médicos, significando uma abertura por parte das sociedades médicas para as associações de pacientes e um reconhecimento ao trabalho com responsabilidade desenvolvidos nos 15 anos de existência do Grupo Otimismo. Conseguimos dessa forma levar a participação dos pacientes para discussão com os médicos. Parabéns a todos os que participam das pesquisas e enquetes.

Também realizamos uma serie de reuniões com grupos de pacientes mexicanos, representados por Miriam Castellot (Grupo Unidos por una Vida Mejor) e Antonio Oñate (Fundación Hepatos Aion), com o objetivo de procurar estratégias para capacitação das ONGs da região e, também, que as sociedades médicas de todos os países passem a dialogar e apoiar as associações de pacientes locais. Na conferencia sobre a situação das hepatites na América Latina conseguimos colocar nossa voz.

Posteriormente realizamos uma longa reunião com o novo presidente da ALEH com resultados formidáveis. Com o Dr. Javier Brahm acertamos que no próximo congresso, que acontecerá no Chile em 2016, a sociedade civil terá efetiva participação.

Pessoalmente considero que estamos conseguindo um grande avanço no relacionamento com as sociedades médicas o que resultara em melhorias do entendimento e compreensão das necessidades dos pacientes por parte dos professionais da saúde.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO