033_EASL_2015_port

Primeiros comentários desde Viena do Congresso Internacional de Fígado "EASL 2015"

22/04/2015

Hoje no primeiro dia do congresso o clima é de expectativas na esperança de conhecer as últimas novidades de uma serie de pesquisas de novos medicamentos para as hepatites B e C, para esteatoses, tratamento do câncer no fígado, avaliação da fibrose por métodos não invasivos e para tratamentos da fibrose, assim, como dados dos resultados na vida real dos medicamentos orais livres de interferon já aprovados e que estão sendo utilizados em vários países já tendo resultados de mais de trezentos mil infectados tratados. Será que realmente são tão bons quanto anunciado?

Agora que na hepatite C a possibilidade de cura é superior aos 90% dos tratados com os novos medicamentos o preço passará a ser a questão principal. Por enquanto o alto custo do tratamento limita o uso aos pacientes mais graves, mas é necessário passar a se atender todos os infectados.

Por isso, a saúde pública passou a ser um assunto em destaque no Congresso e nossa pesquisa sobre estigma e discriminação foi aceita para ser mostrada nesse segmento de saúde pública. A Voz do Paciente esta presente no congresso!

Durante a reunião estarão sendo publicados as novas diretrizes (consenso) do EASL para tratamento da hepatite C.

Entre as apresentações de novos medicamentos teremos dados da Janssen com os inibidores de proteases AL-335 e AL-516. Também apresentarão resultados finais dos estudos OPTIMIST-1, OPTIMIST-2 e COSMOS e, resultados da fase 2 dos estudos IMPACT e SATURN. Esperamos ver alguma coisa dos estudos SONET e OSIRIS.

Merck (MSD) estará mostrando dados das fases 2 e 3 da combinação dos medicamentos grazoprevir e elbasvir, estudo que recebeu tramite rápido pelo FDA.

Abbvie estará apresentando novos dados dos medicamentos Viekirax® e Exviera® (ombitasvir / paritaprevir / ritonavir / dasabuvir) para tratamento dos genótipos 1 e 4 além de dados iniciais de um estudo de uma ribavirina que seria utilizada com somente um comprimido ao dia. Ainda são aguardados dados de um estudo feito com pacientes com cirrose não respondedores a um tratamento anterior, que obteve a cura de 99% dos pacientes.

Bristol (BMS) apresentará os dados finais de fase 3 do estudo ALLY-3 para o genótipo 3.

Da Gilead esperamos que sejam apresentados resultados do sofosbuvir, da combinação sofosbuvir com ledipasvir (estudo SIRIUS). Também são aguardados resultados da combinação do sofosbuvir com os medicamentos GS9857 e GS5816.

Roche apresentará resultados do estudo HERMES na hepatite B.

Bom, terei cinco dias de muito trabalho. Não acredito que seja possível escrever alguma matéria durante o congresso para não perder apresentações, mas como já é tradicional na semana seguinte, já no Brasil, estarei analisando e redigindo diversas matérias sobre as novidades.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO