038_EASL_2015_port

Tratamento da hepatite C em pessoas com mais de 70 anos de idade

25/05/2015

Dados do estudo "TRIO network" apresentados no congresso europeu de fígado - EASL 2015 - apresentou dados da vida real na utilização do tratamento da hepatite C com a combinação dos medicamentos sofosbuvir e simeprevir em pacientes na sua maioria infectados com os genotipos 1 e 2.

No total foram analisados os resultados de 954 pacientes que receberam o tratamento com sofosbuvir e simeprevir, entre os quais 55 eram indivíduos com mais de 70 anos de idade. Um dos objetivos do estudo era comparar resultados de infectados com idade abaixo de 70 anos com os resultados dos infectados com mais de 70 anos.

Entre os 899 infectados com menos de 70 anos 814 completaram o tratamento. Durante as 12 semanas de tratamento 6 morreram por diversas causas, 37 abandonaram o tratamento sem retornar ao médico, 1 foi transplantado e 41 interromperam o tratamento. Um total de 719 obtiveram a cura e 95 não tiveram sucesso com o tratamento.

Já entre os 55 infectados com menos de 70 anos, 47 completaram o tratamento. Durante as 12 semanas de tratamento 3 morreram por diversas causas, 1 abandonou o tratamento sem retornar ao médico e 4 interromperam o tratamento. Um total de 43 obtiveram a cura e 4 não tiveram sucesso com o tratamento.

O resultado mostra que a cura (resposta sustentada após 12 semanas do final do tratamento) entre todos os que iniciaram o tratamento e tomaram pelo menos 1 dose dos medicamentos foi obtida por 80% dos pacientes com menos de 70 anos e por 78% daqueles com mais de 70 anos de idade.

Ao analisar qual foi a cura considerando somente os que completaram as 12 semanas de tratamento, vemos que foi obtida por 88% dos pacientes com menos de 70 anos e por 91% daqueles com mais de 70 anos de idade.

MEU COMENTÁRIO

Excelente notícia. A idade já não é mais um impedimento para receber tratamento como acontecia com o tratamento a base de interferon peguilado. Os novos medicamentos livres de interferon são seguros e com mínimos efeitos colaterais, permitindo contemplar com o tratamento pacientes idosos.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
COMPARISON OF SOFOSBUVIR +/? SIMEPREVIR IN HETEROGENEOUS, REAL-WORLD POPULATIONS OF HCV PATIENTS OVER 70 YEARS OF AGE VS YOUNGER HCV PATIENTS; DATA FROM THE TRIO NETWORK - N. Tsai, K. Kowdley, B. Bacon, S. Flamm, E. Lawitz, S. Milligan, Z. Younossi, D. Dieterich - EASL 2015 - Abstract P0787


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO