039_EASL_2015_port

Resultados da vida real com os novos medicamentos em Francia - Estudo ANRS CO22 HEPATHER

25/05/2015

No congresso europeu de fígado EASL 2015 foi apresentado o resultado da vida real observado em 613 infectados com hepatite C que receberam em 32 centros médicos diversos tratamentos contendo sofosbuvir associado a simeprevir e daclatasvir.

Os tratamentos foram de 12 e 24 semanas de duração e todos os pacientes apresentavam fibrose avançada (F3) ou cirrose (F4).

Foram analisados dados de 127 tratamentos com interferon peguilado/ribavirina/sofosbuvir; 183 com sofosbuvir/ribavirina; 188 com sofosbuvir/daclatasvir; 80 com sofosbuvir/daclatasvir/ribavirina; 28 com sofosbuvir/simeprevir e 7 com sofosbuvir/simeprevir/ribavirina.

RESULTADOS

A cura no total de pacientes em cada tipo de tratamento foi a seguinte:

- Os tratados com interferon peguilado/ribavirina/sofosbuvir em 12 semanas (65 pacientes), a cura foi obtida por 78% dos pacientes e os tratados por 24 semanas (45 pacientes), 89% obtiveram a cura.

- Os tratados com sofosbuvir/ribavirina em 12 semanas (44 pacientes), a cura foi obtida por 68% dos pacientes e os tratados por 24 semanas (104 pacientes), 76% obtiveram a cura.

- Os tratados com sofosbuvir/daclastavir em 12 semanas (26 pacientes), a cura foi obtida por 81% dos pacientes e os tratados por 24 semanas (129 pacientes), 95% obtiveram a cura.

- Os tratados com sofosbuvir/ribavirina/daclastavir (6 pacientes) em 12 semanas, a cura foi obtida por 100% dos pacientes e os tratados por 24 semanas (61 pacientes), 97% obtiveram a cura.

- Os tratados com sofosbuvir/simeprevir em 12 semanas (20 pacientes), a cura foi obtida por 95% dos pacientes e os tratados por 24 semanas (7 pacientes), 86% obtiveram a cura.

- Os tratados com sofosbuvir/ribavirina/simeprevir em 12 semanas (1 paciente), a cura foi obtida por 100% (somente 1 paciente) e os tratados por 24 semanas (1 paciente), 100% obtiveram a cura.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
SAFETY AND EFFICACY OF SOFOSBUVIR-CONTAINING REGIMENS IN THE FRENCH OBSERVATIONAL COHORT ANRS CO22 HEPATHER - V. De Ledinghen, H. Fontaine, C. Dorival, M. Bourlie` re, D. Larrey, P. Marcellin, S. Lucier, V. Petrov-Sanchez, A. Diallo, J. Capeau, P. Carrieri, C. Larsen, J.-M. Pawlotsky, J.-C. Trinchet, F. Zoulim, P. Cacoub, J. Dubuisson, P. Mathurin, F. Negro, G.-P. Pageaux, Y. Yazdanpanah, L. Wittkop, J.-P. Zarski, F. Carrat, S. Pol - EASL 2015 - Abstract P0795


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO