041_salvador_2015_port

Hepatologia do Milênio 2015 - Tratamento da doença hepática gordurosa não alcoólica

26/07/2015

A doença hepática gordurosa não alcoólica é uma doença complexa, ainda sem maior conhecimento do tratamento necessário.

Muitas vezes a doença é ocasionada pela resistência à insulina associada a um quadro de diabetes, peso acima do normal, obesidade, ou colesterol elevado, mas não todos os casos apresentam resistência à insulina, especialmente quando a doença é causada por medicamentos.

O tratamento consiste na orientação medica para mudanças comportamentais, no estilo de vida, uma alimentação adequada, perda de peso e atividade física regular, pelo menos de 30 minutos cinco dias à semana.

Se não tratada a doença hepática gordurosa não alcoólica provoca fibrose no fígado podendo chegar a desenvolver cirrose ou câncer no fígado. Em casos de maior gravidade o transplante será necessário.

A Metiformina diminui a resistência à insulina periférica e auxilia na perda de peso, mas não melhora o estado do fígado. O medicamento Pioglitazona também é utilizado, mas pode aumentar o risco de câncer de próstata.

A vitamina E também é indicada, mas por ser uma vitamina oleosa sua utilização deve ser limitada no tempo, não passando de três meses de utilização continua.

Novos medicamentos estão em diversas fases de pesquisa, com resultados promissores.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO