052_AASLD_2015_port

Um teste revolucionário para detectar a hepatite C - AASLD 2015

30/11/2015

Foi apresentado durante o AASLD um novo teste para detectar a hepatite C. Atualmente é necessária uma amostra de sangue para detectar o anticorpo (Anti-HCV) e nos casos positivos deve ser realizado em nova amostra de sangue um exame de biologia molecular (PCR/RNA/HCV) para confirmar a existência, ou não, da infecção. Este segundo exame é caro e não acessível em muitos países de menores recursos.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia desenvolveram um teste ultrassensível para ser realizado em amostras de urina, analisando o HCV-Ags EIA. Foi testada em 138 pacientes divididos em 4 grupos diferentes, um grupo sem infecção pela hepatite C, um grupo de infectados recentemente (infecção aguda), um grupo de infectados cronicamente e um último grupo com hepatite C curada.

O resultado mostrou que todos os pacientes sem infecção tiveram resultados negativos indicando 100% de especificidade do novo teste. Todos os pacientes com infecção aguda ou infecção crônica, infectados com todos os genótipos (1-6) e cargas virais que iam de 1.124 até 14.400.000 UI/ml, também tiveram resultados positivos, indicando 100% de sensibilidade do teste.

Concluem os pesquisadores que o novo teste na urina HCV-Ags EIA demonstra que o HCV-Ags pode ser detectado de forma confiável em amostras de urina em todas as fases da infecção da hepatite C e em todos os genótipos, de forma não invasiva, em um único passo e, ainda, eliminando a necessidade de amostras de sangue.

MEU COMENTÁRIO


O novo teste quando chegar ao mercado será 80% inferior ao custo atual dos testes realizados em amostras de sangue. Mais uma revolução na hepatite C.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
A Highly Specific and Sensitive Hepatitis C Virus Antigens Enzyme Immunoassay (HCV-Ags EIA) for One-step Diagnosis of HCV Infection - Ke-Qin Hu, Wei Cui - University of California, Irvine, School of Medicine, Orange, CA - Abstract 85


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO