059_AASLD_2015_port

Dados do mundo real no tratamento da hepatite C - AASLD 2015

06/01/2016

Durante o AASLD 2015 que aconteceu em novembro em San Francisco testemunhei diversas apresentações de dados da vida real mostrando que a resposta terapêutica no tratamento da hepatite C com os medicamentos orais de ação direta livres de interferon confirmam os resultados dos ensaios clínicos. Isso é extraordinário, pois em geral os resultados dos ensaios clínicos feitos para conseguir a aprovação do medicamento são realizados em pacientes selecionados e acompanhados continuamente e quando o medicamento chega ao mercado tratando todo tipo de paciente, sem seleção prévia, as taxas de cura são menores.

O que mais chamou minha atenção são os resultados em infectados com o genótipo 1 da hepatite C, sem cirrose e nunca antes tratados, com carga viral inferior a 6 milhões de UI/ml que poderão ser tratados em somente oito semanas com a combinação de sofosbuvir e ledipasvir (Harvoni® - GILEAD) sem qualquer perda da possibilidade de cura.

A combinação de grazoprevir e elbasvir (MERCK - MSD) medicamento para tratamento de todos os genotipos será um tratamento ideal para infectados com hepatite C recidivantes e para cirróticos nunca antes tratados. Os cirróticos não respondedores a um tratamento com interferon necessitarão de 16 semanas de tratamento adicionando a ribavirina.

Ainda, a combinação de grazoprevir e elbasvir atua de forma extraordinária nos co-infectados HIV/HCV e nos usuários de drogas. A combinação de grazoprevir e elbasvir é estimado de ser aprovada pelo FDA ainda em janeiro.

Ainda da GILEAD a os dados do tratamento com sofosbuvir combinado ao velpatasvir (GS-5816), um medicamento para tratamento de todos os genotipos, apresentou a espetacular resposta terapêutica de 99% (entre 97% e 100%) e de 95% no difícil tratamento do genótipo 3. A combinação de sofosbuvir combinado ao velpatasvir (GS-5816) é estimado de ser aprovada pelo FDA no primeiro semestre deste ano.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO