067_EASL_2016_port

Tratamento do genótipo 3 em pacientes com cirrose avançada ou cirrose - EASL 2016

16/05/2016

Infectados com o genótipo 3 que já se encontram em fases avançadas da fibrose (F3) ou com cirrose compensada (F4) fazem parte de uma população desafiadora em relação a tratamentos efetivos, mas que necessita de tratamento urgente.

Resultados de segurança e eficácia da fase 3 dos estudos ALLY-3 e ALLY-3+ apresentados durante o EASL 2016:

O estudo ALLY-3 incluindo infectados com o genótipo 3 com graus de fibrose F0-F4 entre os quais alguns nunca tinham recebido tratamento e outros eram não respondedores a tratamentos com interferon, foram tratados durante12 semanas com sofosbuvir, daclatasvir sem ribavirina.

No estudo ALLY-3+ incluindo pacientes com fibrose F3 ou com cirrose (F4) os tratamentos tiveram duração de 12 e de 16 semanas combinando sofosbuvir, daclatasvir e ribavirina.

Todos os pacientes com fibrose avançada ou cirrose apresentavam carga viral elevada, acima de 6,2 log, no ALLY-3 69% tinham cirrose e 38% eram não respondedores a um tratamento anterior e no ALLY-3+ os cirróticos eram 72% com 74% de não respondedores a um tratamento anterior.

A cura (medida na semana 12 após o tratamento) foi de 86% dos que receberam sofosbuvir, daclatasvir e ribavirina e de 64% dos que foram tratados sem utilização da ribavirina.

Não aconteceram mortes e os efeitos adversos ou colaterais não foram de gravidade. Os efeitos adversos mais comuns foram dores de cabeça e fadiga nos dois estudos e insônia e diarreia no estudo ALLY-3+.

Concluem os autores que entre os pacientes infectados com o genótipo 3 com fibrose avançada ou cirrose o tratamento combinando sofosbuvir, daclatasvir e ribavirina é uma terapia segura e altamente eficaz.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
ALL-ORAL TREATMENT WITH DACLATASVIR PLUS SOFOSBUVIR ± RIBAVIRIN IN HCV GENOTYPE 3-INFECTED PATIENTS WITH ADVANCED FIBROSIS OR CIRRHOSIS: AN ANALYSIS OF ALLY-3 AND ALLY-3+ - Kris Kowdley, Peter Angus, David Bernstein, Jean-Pierre Bronowicki, Vincent Leroy, PaulPockros, Rafia Bhore, Khurram Rana, Maria Jesus Jimenez-Exposito - EASL 2016 - Abstract SAT-199


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO