082_HIV-HEP_2017_port

Apresentação da OPAS - "HIV / HEP Americas 2017"

09/04/2017

A OPAS - Organização Pan-americana da Saúde, apresentou dados da hepatite B no continente americano (as três américas) informando que existem 2,8 milhões de infectados com hepatite B e que acontecem umas 10.000 infecções a cada ano. O dado alarmante é que 56% dessas novas infecções são em crianças infectadas pela mãe durante o parto, mostrando que o pre natal não está sendo realizado corretamente.

Em relação a vacinação da hepatite B já todos os países já aplicam a vacina na criança no primeiro dia de vida.

Rem relação a hepatite C a OPAS informa que existem 7,2 milhões de infectados nas três américas, dos quais já estão diagnosticados 1,9 milhão (25%), mas somente 301.000 receberam tratamento, o que representa que somente 16% dos diagnosticados com hepatite C receberam tratamento.

Somente seis países, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos e México dispõem de tratamento com os novos medicamentos livres de interferon.

MEDICAMENTOS

A OPAS possui um Fundo Estratégico pelo qual os governos podem adquirir medicamentos a um preço menor. Os medicamentos disponíveis são:

- Sofosbuvir - Para países pobres a 300.- dólares por caixa para 28 dias de tratamento e, para países de maior renda 1.800.- dólares por caixa para 28 dias de tratamento.

- Harvoni - Para países pobres a 400.- dólares por caixa para 28 dias de tratamento e, para países de maior renda 2.600.- dólares por caixa para 28 dias de tratamento.

- Epclusa- Para países pobres a 400.- dólares por caixa para 28 dias de tratamento e, para países de maior renda 2.600.- dólares por caixa para 28 dias de tratamento.

- Daclatasvir - O mesmo preço de 1.400.- dólares para países pobres ou de maior renda.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Apresentações durante o "HIV / HEP Americas 2017" nos dias 6, 7 e 8 de abril de 2017.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO