165_a_noticias_port

Inventor do sofosbuvir recebe o maior prêmio da medicina

19/09/2016



O inventor do sofosbuvir foi o Dr. Michael Sofia (o nome sofosbuvir é uma homenagem a seu nome), recebeu o prêmio "Lasker Award" pelo descobrimento do medicamento, reconhecendo a contribuição do cientista para a ciência médica, prêmio considerado um "pit stop" no caminho para o prémio Nobel.

O sofosbuvir revolucionou o tratamento da hepatite C, uma doença que era muito difícil de tratar e que agora pode ser curada em algumas semanas de tratamento.

O Dr. Michael Sofia descobriu a droga quando trabalhava na empresa Pharmaset e atualmente se encontra trabalhando na empresa Arbutus Biopharma no estudo de medicamentos para tratamento da hepatite B.

Segundo o Dr. Michael Sofia o vírus da hepatite B por ser um vírus ADN possui um reservatório viral, diferente do vírus da hepatite C que por ser um vírus ARN não tem um reservatório viral, assim, o desafio é ainda maior, mas acredita que o caminho seja a combinação de diferentes drogas, tal qual acontece atualmente no tratamento da aids e da hepatite C.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO