166_a_noticias_port

O Orçamento da saúde na Espanha está caindo. O motivo: A hepatite C

23/09/2016



Pela primeira vez em muitos anos o gasto da saúde pública com medicamentos da Espanha no primeiro semestre do ano foi menor que o de igual período do ano anterior.

A redução do gasto total no semestre foi de 0,3%, consequência de uma menor despesa com os medicamentos para tratamento da hepatite C, compensando um aumento de 3,4% nos medicamentos para tratamento de outras doenças.

MEU COMENTÁRIO

A causa da queda nas despesas se encontra no tratamento da hepatite C, pois já tratados a maioria dos infectados diagnosticados o crescimento do gasto passou a ser negativo, também influenciado por reduções nos preços dos medicamentos devido a maior competência entre os fabricantes.

Situação similar está acontecendo nos Estados Unidos e em países que disponibilizam o tratamento há mais de dois anos. Como consequência disso as vendas da Gilead, fabricante do Sofosbuvir e do Harvoni despencaram 25% no semestre de 2016 em comparação ao semestre do ano anterior.

É um fenômeno mundial que se repete no Brasil onde se consegue aumentar o número de tratamentos, de 15.000 a cada ano realizados até 2015 para 45.000 tratamentos já em 2016, sem necessidade de um aumento no orçamento, simplesmente o ministério da saúde realizou excelentes negociações de preços com os fabricantes.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
http://www.redaccionmedica.com/secciones/sanidad-hoy/el-gasto-farmaceutico-de-hospital-cae-por-primera-vez-desde-que-hay-datos-3352


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO