180_a_noticias_port

Portaria amplia para 24 semanas o tratamento da hepatite C genótipo 3 com cirrose

27/04/2017

Foi publicada no último dia 19/4, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 18 ( http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/legislacao/2017/59515/portaria_no_18_de_19_de_abril_de_2017_pdf_16899.pdf ), que torna pública a decisão de ampliar de 12 para 24 semanas o tempo de tratamento com os medicamentos antivirais de ação direta sofosbuvir e daclatasvir nos casos de hepatite C crônica - genótipo 3 - com cirrose hepática, diante das evidências científicas indicando maior eficácia. A partir dessa data, a nova opção terapêutica está recomendada no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).



Alta participação de contribuições na Consulta Pública do novo Protocolo para tratamento da Hepatite C

Já se encontram editadas as contribuições que foram realizadas na CONITEC, seja por pacientes, sociedades Médicas, secretarias Municipais, fabricantes e associações de pacientes e, a participação foi elevada, totalizando 129 páginas, com várias contribuições em cada página, que podem ser lidas em http://conitec.gov.br/images/Consultas/Contribuicoes/2017/CP_CONITEC_11_2017_PCDT_para_Hepatite_C_e_Coinfec%C3%A7%C3%B5es.pdf

Das seis consultas públicas que poderiam receber contribuições até o dia 13 de abril temos:

Doença de Gaucher - 38 páginas de contribuições
Artrite Psoríaca - 102 páginas
Espondilite Ancilosante - 31 páginas
Doença de Parkinson - 22 páginas
Oxigenoterapia hiperbárica para o tratamento do pé diabético - 119 páginas
Hepatite C e Coinfecções - 129 páginas

Isso mostra o alto interesse na sociedade no referente a atualização do Protocolo de Tratamento da hepatite C. A maioria das contribuições solicita a inclusão imediata dos pacientes com fibrose F2.

Agradeço a todos os que participaram e caso ainda não seja incorporado o tratamento atendendo os com fibrose F2 nesta revisão do Protocolo, tenho absoluta certeza que devido à pressão exercida, até o final de julho os com fibrose F2 estarão sendo contemplados.

Em relação a contribuições das associações de pacientes, as ONGs, as nove realizadas são todas as do Grupo Otimismo. Lamentavelmente nenhuma outra ONG fez qualquer contribuição.



Novo endereço do Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais


Já foi realizada a mudança do Departamento e da Secretaria de Vigilância em Saúde. Os telefones continuam os mesmos. O novo endereço é:

SRTVN Quadra 701, Lote D, Edifício PO700 - 5º andar, 70719-040 Brasília, Brasil

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO