200_a_noticias_port

Quando estarão disponíveis os medicamentos para atender o novo Protocolo de Tratamento para Hepatite C e coinfecções no SUS

09/09/2017

O novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Hepatite C e Coinfecções no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) foi aprovado na segunda-feira , dia 4 de setembro.

Levado a consulta pública em março, o novo PCDT amplia o acesso ao tratamento aos pacientes com hepatite C crônica com Metavir F2, independentemente do tempo de diagnóstico do grau do comprometimento hepático, atendendo também várias situações especiais.

O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Hepatite C e Coinfecções é encontrado em http://www.aids.gov.br/system/tdf/pub/2017/64644/pcdt_hcv_web.pdf?file=1&type=node&id=64644&force=1

MAS QUANDO OS MEDICAMENTOS CHEGAM AOS PACIENTES?

1 - Para aqueles que já estão com toda a documentação aprovada nas secretarias estaduais de saúde dos estados e no ministério da saúde, o que estimo que devam ser uns 6.000 pacientes, o recebimento do tratamento poderá demorar entre 30 e no máximo 60 dias, acontecendo em outubro, já que os contratos de compra foram assinados no final de agosto, os medicamentos são enviados desde os Estados Unidos, chegando em Brasil vão para a alfandega, a ANVISA deve inspecionar se tudo está conforme para poder liberar, daí vão para o deposito do ministério da saúde quando então são separados e enviados aos depósitos centrais dos estados para esses então realizar a entrega aos pacientes.

2 - Com a publicação do novo protocolo os médicos estão receitando tratamento aos infectados com fibrose F2 que estavam simplesmente acompanhando. Esses pacientes deverão realizar todos os exames exigidos, dar entrada na secretaria estadual, a qual se aprova envia a solicitação a Brasília e, se está tudo OK esses pacientes entrarão na ordem de distribuição, mas dificilmente por falta de tempo poderão ser contemplados na remessa de outubro, ficando para uma segunda distribuição a acontecer antes do final do ano.

MINHA RECOMENDAÇÃO

Recomendo aos infectados com fibrose F2 que procurem seus médicos para a realização dos exames necessários para então protocolar a solicitação e acelerar o recebimento do tratamento.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO