204_a_noticias_port

ALERTA para pessoas com hepatite B ou C, inclusive curada
Chegou no Brasil uma epidemia de hepatite A

09/10/2017

A hepatite A teve um aumento de 708% em São Paulo. Em 2016, foram 64 casos na capital, e nenhuma morte. Neste ano, já foram registrados 517 casos, e duas pessoas morreram. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.

Toda pessoa com hepatite C, inclusive já curada, deve estar vacinada contra as hepatites A e B caso não possua anticorpos. Por Lei a vacinação para as hepatites A e B é gratuita no SUS para pessoas com hepatite C.

As pessoas com hepatite B tem o mesmo direito para receber a vacina da hepatite A.

O médico deve realizar os testes dos anticorpos e se não tiver imunidade deve fazer a solicitação informando se tratar de uma pessoa com hepatite B ou C, para procurar uma unidade de saúde.

Se com a solicitação médica atestando a pessoa ter ou ter tido hepatite B ou C não quiserem aplicar as vacinas ligue para o Ouvidoria do Ministério da Saúde pelo telefone 136 informando o nome do posto e a localização.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO