009_controversias_port

Controvérsias - MINHAS OBSERVAÇÕES PESSOAIS DURANTE O CONGRESSO

22/10/2012

- O número de pacientes em tratamento que já apresentam cirrose aumenta de forma considerável a cada ano, portanto, é necessário rever o que é o vírus da hepatite C e a historia natural da progressão da doença.

- É necessário discutir e diferenciar prevenção primária (evitar novos casos) da prevenção secundaria (diagnosticar os já infectados) para estabelecer estratégias efetivas de ação em cada um dos objetivos a serem alcançados.

- É necessário incentivar a vacinação nas hepatites B e C.

- É necessário discutir o impacto social da epidemia de hepatite C.

- É necessário discutir o curso do tratamento com inibidores de proteases separado do que é o tratamento com interferon peguilado e ribavirina.

- É necessário estabelecer critérios e consenso de tratamento para pacientes com moderada fibrose, sem comorbidades, para que profissionais menos experientes possam tratar tais pacientes com interferon peguilado e ribavirina, deixando os centros médicos para os casos avançados, complicados ou que utilizem inibidores de proteases.

- É necessário explicar de forma detalhada a cada paciente os efeitos adversos que poderão acontecer.

-É necessário capacitar profissionais de outras áreas da medicina no tratamento e cuidados dos efeitos adversos.

- É necessário explicar de forma detalhada aos pacientes as expectativas com o tratamento utilizando os inibidores de proteases.

- É necessário explicar aos pacientes quando começar o tratamento, a duração do tratamento, quando e porque parar e, o porque da indicação do Boceprevir ou do Telaprevir para seu caso especifico.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Observações pessoais no "2nd World Congress on Controversies in the Management of Viral Hepatitis (C-Hep)" - Berlim, Alemanha - 18, 19 e 20 de outubro de 2012.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO