001_alcool_port

O consumo moderado de álcool pode ser arriscado em pessoas com hepatite

25/03/2013

Um novo estudo mostra realmente o que pode ser considerada uma quantidade moderada e segura de bebida alcoólica em pessoas sem hepatite C é perigoso para quem está infectado com hepatite C.

A pesquisa foi realizada com dados de mortalidade obtidos do sistema "NHAMES III" dos Estados Unidos comparando as mortes com o consumo estimado de álcool em gramas/dia. Os participantes foram divididos em dois grupos. Os que bebiam moderadamente, entre 1 e 19 gramas/dia de álcool e os que consumiam excessivamente, mas de 30 gramas/dia de álcool.

No total foram incluídos 8.985 pacientes, sendo que 218 tinham hepatite C. Todos os pacientes foram acompanhados por aproximadamente 14 anos.

Durante o período 19% dos infectados com hepatite C faleceram. Contra 11% dos participantes não infectados.

Foi encontrado que os infectados com hepatite C que bebiam excessivamente, entre 3 ou mais drinques por dia, tinham cinco vezes mais chances de morrer que os bebedores que não tinham hepatite C.

Os infectados com hepatite C que bebiam o que é considerado moderado para uma pessoa sadia, isto é, dois drinques por dia, apresentavam duas vezes maior probabilidade de morrer que os não infectados que bebiam a mesma quantidade.

Os infectados com hepatite C que utilizavam bebidas alcoólicas aumentam a possibilidade de morte por todas as causas, não somente em consequência do fígado.

Concluem os autores que infectados com hepatite C devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas, ficando comprovado que até mesmo bebendo moderadamente a possibilidade de morte é muito maior.

MEU COMENTÁRIO:

Cuidado: Uma bebida por dia pode parecer pouco, mas não é bom para quem está infectado com a hepatite C já que aumenta muito a possibilidade de morte.

10 gramas de álcool são encontrados em um copo com 110 ml de vinho, uma dose de bebida destilada ou licor ou em aproximadamente 180 ml de cerveja.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Moderate, excessive or heavy alcohol consumption: each is significantly associated with increased mortality in patients with chronic hepatitis C - Z. M. Younossi, L. Zheng, M. Stepanova, C. Venkatesan, H. M. Mir - Alimentary Pharmacology & Therapeutics - Volume 37, Issue 7, pages 703-709, April 2013


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO