002_alcool_port

Influencia do cigarro na fibrose dos infectados com hepatite C

03/05/2010

É conhecido que a progressão natural do dano ao fígado ocasionado pelo vírus da hepatite C é influenciado por vários fatores, entre os quais também se inclui o estilo de vida do paciente.

Assim como é consenso que o consumo de bebidas alcoólicas está claramente associado a uma progressão mais acelerada do dano hepático, o papel da nicotina ainda e controverso, motivo pelo qual pesquisadores da Alemanha decidiram estudar se o habito de fumar poderia influir na atividade inflamatória e na progressão da fibrose em indivíduos infectados com hepatite C.

O estudo foi realizado num total de 511 pacientes infectados com hepatite C, todos eles submetidos a biopsias as quais revelaram que a maioria (81,1%) apresentava fibrose leve ou moderada com atividade inflamatória mínima o leve.

Foi encontrado que 334 pacientes, representando 65,4% do total, eram fumadores e 283 pacientes nunca tinham fumado.

Ao se comparar o grau de fibrose entre fumadores e não fumadores não foram observadas diferenças significativas entre os dois grupos. Somente a atividade inflamatória foi superior entre os fumadores que entre os não fumadores.

Concluem os autores que o consumo de tabaco parece ter um impacto negativo sobre a atividade inflamatória, mas não parece ter influencia sobre a progressão da fibrose, porém, alertam que diversos estudos já comprovaram que a nicotina do cigarro e um fator de risco para o aparecimento de câncer no fígado, assim, pacientes infectados com hepatite devem ser advertidos sobre a conveniência de evitar o cigarro.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
EASL 2010 - Abstract: 1074 - Journal of Hepatology, Supplement No 1, Volume 52, 2010, Page S415 - INFLUENCE OF NICOTINE ABUSE ON FIBROSIS PROGRESSION IN CHRONIC HEPATITIS C VIRUS (HCV) INFECTION - A. Schäfer, S. Kriener, K. Paul, S. Zeuzem, M. Scheurlen, G. Teuber - Med. Klinik und Poliklinik II, Universität Würzburg, Würzburg, Senckenbergisches Institut für Pathologie, Klinikum der Goethe-Universität, Medizinische Klinik I, Klinikum der Goethe-Universität, IFS, Frankfurt/Main, Germany


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO