005_alcool_port

Cervejas sem álcool

06/02/2006

Quatro marcas avaliadas pela PRO TESTE não decepcionaram


Para ajudar na escolha de quem não pode consumir álcool, mas gosta de cerveja, a PRO TESTE - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor avaliou as quatro marcas de cervejas sem álcool em lata mais presentes no mercado: Liber Brahma, Kronenbier, Bavária e Nova Schin. Elas são em média 39% mais caras que as demais, com álcool.

Falhas mesmo, apenas na rotulagem. Já na degustação as avaliações não foram boas. Na comparação com os resultados do teste das cervejas tradicionais feito anteriormente, a PRO TESTE concluiu que o brasileiro, em geral, gosta mais da bebida com álcool. Mas a Liber, se distinguiu um pouco das demais. O resultado completo desta análise está na revista PRO TESTE de Fevereiro (nº 44), distribuída exclusivamente aos 250 mil associados da entidade.

Apesar de se denominarem "sem álcool" elas podem ter até 0,5% de álcool e, portanto, precisam apresentar advertências sobre o consumo excessivo de álcool e a idade mínima para se consumir bebida alcoólica. Apenas a Nova Schin não tinha tal advertência. Também não indicava as condições de conservação. Mas só ela fornecia as informações nutricionais. Na análise de rotulagem a Liber foi a única marca que pode ser considerada aceitável, por ter a melhor denominação do produto e a descrição precisa da graduação alcoólica, realmente, a LIBER não tem álcool.

A boa notícia é que a cerveja sem álcool tem quase metade das calorias da tradicional, porém possui mais açúcares, por isso o diabético precisa ficar atento. Um litro de cerveja sem álcool tem cerca de 240 quilocalorias e 61 gramas de carboidratos, enquanto um litro da normal contém em média 400 quilocalorias e 31 gramas de carboidratos. Isso se explica porque um grama de açúcar tem 4 quilocalorias enquanto um mililitro de álcool tem 7 quilocalorias. A cerveja sem álcool surge das mesmas matérias primas da cerveja tradicional, mas muda o processo de fabricação.

Site:www.proteste.org.br

Agradecemos a PRO TESTE a autorização para divulgação desta matéria entre os portadores de doenças hepáticas, os quais têm com única proibição o consumo de bebidas contendo álcool.



Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO