009_alcool_port

Álcool e obesidade - As novas epidemias que atacam o fígado

03/07/2017

O alcoolismo e a obesidade estão tomando o lugar das hepatites como a principal causa de doenças do fígado no mundo.

As doenças hepáticas relacionadas ao estilo de vida já representam mais de 40% do número total de casos de doenças no fígado. Faz somente uma década, as hepatites costumavam ser as causas mais comuns de doenças hepáticas. Mas nos últimos anos houve um surto no número de casos de fígado relacionados ao alcoolismo e à obesidade. Esta mudança é atribuída à mudança de hábitos alimentares e estilos de vida, com mais pessoas consumindo álcool ou com sobrepeso.

Algumas décadas atrás, os casos de doenças que atacam o fígado relacionados ao estilo de vida, como a esteato hepatite não alcoólica, foram diagnosticados e tratados erradamente como doenças criptogênicas do fígado sem duvidar da causa subjacente da doença.

Mas hoje as coisas mudaram drasticamente. Quando se trata de morbidade e mortalidade relacionadas ao fígado, a obesidade aumenta a prevalência de condições hepáticas tanto quanto o alcoolismo.

É necessário aumentar a conscientização sobre as doenças do fígado, pois pode ser a próxima grande ameaça para a saúde.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO