Estudo rejeita a idéia de que beber um pouco faz bem
Reuters
WASHINGTON - Pesquisadores jogaram nesta sexta-feira um balde de água fria na idéia de que beber moderadamente previne doenças cardíacas, citando o fato de que muitos estudos incluem abstêmios num grupo de controle, mas não perguntam por que eles não bebem.
Vários estudos respeitáveis concluíram que beber pouco ou moderadamente - até duas doses por dia, regularmente - reduz o risco de doenças cardíacas. Alguns estudos apontaram também redução no risco de alguns tipos de câncer.
Mas uma equipe da Universidade de Victoria (Columbia Britânica, Canadá) e da Universidade da Califórnia, em São Francisco, analisaram 54 estudos e concluíram que apenas sete deles diferenciavam os abstêmios por opção daqueles que haviam parado de beber por razões de saúde.
Portanto, o fato de bebedores moderados morrerem menos que os abstêmios pode se dever ao fato de que muitos no grupo de controle pararam de beber por terem a saúde abalada, e não porque o álcool seja bom para a saúde.
Nos sete estudos que incluíam pessoas que não bebiam álcool havia muito tempo, por opção, não havia diferença na incidência de doenças cardíacas entre os grupos de abstêmios e bebedores.
"A arraigada crença de que beber pouco ou moderadamente protege contra doenças coronarianas teve grande influência sobre a política para o álcool e para os conselhos dos médicos aos seus pacientes mundo afora", disse Tim Stockwell, do Centro de Pesquisas de Dependências da Universidade de Victoria, em nota. "Essas conclusões sugerem que é preciso cautela ao recomendar o consumo leve de bebida a abstêmios, pela possibilidade de que isso possa ser mais aparente do que real", acrescentou.
Em artigo na revista "Addiction Research and Theory", os pesquisadores disseram que futuros estudos devem ser planejados levando em conta a razão pela qual os abstêmios não bebem.
- Sabemos que pessoas mais velhas que bebem um pouco normalmente são mais saudáveis que seus pares que não bebem - disse Kaye Fillmore, da Escola de Enfermagem da Universidade da Califórnia. - Nossa pesquisa sugere que o consumo leve de bebidas é um sinal de boa saúde, não necessariamente sua causa. Muita gente reduz a bebida ao ficar mais velha por várias razões de saúde - emendou.
Estudio rechaza la idea del que beber un poco hace bien
Reuters
Washington - Pesquisidores echaron este viernes un balde de agua fría en la idea del que beber moderadamente previene enfermedades cardíacas, citando el hecho de que muchos estudios incluyen abstemios en un grupo de control, pero no preguntan por qué ellos no beben.
Varios estudios respetables concluyeron que beber poco o moderadamente - hasta dos dosis por día, regularmente - reduce el riesgo de enfermedades cardíacas. Algunos estudios apuntaron también reducción en el riesgo de algunos tipos de cáncer.
Pero un equipo de la Universidad de Victoria (Columbia Británica, Canadá) y de la Universidad de California, en San Francisco, analizaron 54 estudios y concluyeron que apenas siete de ellos diferenciaban los abstemios por opción de aquéllos que habían parado de beber por razones de salud.
Por tanto, el hecho de bebedores moderados morir menos que los abstemios puede se deber al hecho de que muchos en el grupo de control pararon de beber por tener la salud estremecida, y no porque el alcohol sea bueno para la salud.
En los siete estudios que incluían personas que no bebían alcohol había mucho tiempo, por opción, no había diferencia en la incidencia de enfermedades cardíacas entre los grupos de abstemios y bebedores.
"La arraigada creencia del que beber poco o moderadamente protege contra enfermedades del corazón tuvo grande influencia sobre la política para el alcohol y para los consejos de los médicos a su pacientes mundo afuera", dijo Tim Stockwell, del Centro de Pesquisas de Dependencias de la Universidad de Victoria, en nota. "Esas conclusiones sugieren que es preciso cautela al recomendar el consumo leve de bebida a abstemios, por la posibilidad de que eso pueda ser más aparente de lo que real", añadió.
En artículo en la revista "Addiction Research and Theory", los pesquisidores dijeron que futuros estudios deben ser realizados llevando en cuenta la razón por la cual los abstemios no beben.
- Sabemos que personas más viejas que beben un poco normalmente son más saludables que sus pares que no beben - dijo Kaye Fillmore, de la Escuela de Enfermería de la Universidad de California. - Nuestra pesquisa sugiere que el consumo leve de bebidas es una señal de buena salud, no necesariamente su causa. Mucha gente reduce la bebida al ponerse más vieja por varias razones de salud - enmendó.