002_biopsia_port

Qual o tamanho ideal da agulha na biopsia de fígado? - EASL 2013

13/05/2013

Mais importante que o tamanho da agulha o comprimento da amostra é fundamental para o patologista poder realizar um exame de melhor qualidade. Pesquisa realizada pelo setor de Anatomia Patológica da Universidade Católica do Sagrado Coração de Roma, Itália, apresentou um Abstract no EASL 2013 mostrando que as atuais recomendações para obtenção da amostra do fígado recomendam a utilização de uma agulha de 1,6 mm de diâmetro para obter uma amostra de 2 cm que contenha mais de 11 espaços porta completos.

Mas no dia a dia muitas vezes são utilizadas agulhas com diâmetro menor. Os pesquisadores avaliaram retrospectivamente a precisão do diagnostico ao se utilizar agulhas com diâmetros menores a 1,6 mm..

Num total de 241 pacientes encaminhados para biopsia percutânea guiada por ultrasom sendo utilizadas agulhas de 1,2 mm e 1,4 mm de diâmetro, onde 37% dos pacientes estavam infectados com hepatite C e 18% foram encaminhados por apresentarem testes de função hepática com resultados anormais. O comprimento médio das amostras foi de 3,38 cm com uma média de 10,5 espaços porta completos.

Os pesquisadores encontraram que a correlação entre o comprimento e o número de espaços porta é mais importante que o diâmetro da agulha utilizada. Quando utilizada uma agulha com diâmetro inferior a 1,6 mm e a amostra obtida possui mais de 3 cm o material é adequado para poder realizar uma analise com qualidade por parte do patologista.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
THE QUALITY OF LIVER SPECIMEN USING TWO DIFFERENT LARGE NEEDLE BIOPSY DEVICES: A PROSPECTIVERANDOMIZED-CONTROLLED STUDY - M. Garcovich, L. Riccardi, F.M. Vecchio, V. Arena, I. Pennacchia, F. Pizzolante, A. Grieco, A. Gasbarrini, G.L. Rapaccini, M. Pompili - EASL 2013 - Abstract


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO