014_biopsia_port

Como interpretar o resultado da biopsia

06/01/2014

Podem existir muitos métodos não invasivos, mas a biopsia do fígado continua sendo o padrão ouro para se conhecer com maior certeza se o fígado se encontra danificado ou saudável.

Para uma boa biopsia é necessária uma boa amostra retirada pelo cirurgião e um patologista para fazer a avaliação e apresentar o resultado. É importante lembrar que para o patologista realizar uma boa analise a amostra deve ser de bom tamanho.

Existem diversas escalas para avaliar o fígado, mas em geral no mundo todo as duas mais utilizadas são a escala METAVIR e a pontuação de KNODELL. Em Brasil ainda é utilizada a classificação da SBP, mas em geral a grande maioria dos resultados são informados na escala METAVIR.


METAVIR


A escala METAVIR é exclusiva para pacientes infectados com o vírus da hepatite C e o resultado mostra uma pontuação e um estagio em cada uma das cinco classificações da escala. Uma letra "F" informa o grau de fibrose ou cirrose e, uma letra "A" a atividade necroinflamatória que é basicamente o inchaço e irritação do órgão.

A escala mostra os seguintes resultados de fibrose ou cirrose, identificados pela letra "F":

F0 - Mostra um fígado em perfeito estado, sem nenhuma agressão pelo vírus da hepatite C.

F1 - Mostra um fígado com fibrose mínima.

F2 - Mostra a existência de fibrose moderada, dentro de algumas áreas do fígado, podendo atingir os vasos sanguíneos.

F3 - Mostra uma fibrose avançada, chamada de fibrose em ponte, que se espalha unindo todas as áreas com fibrose.

F4 - Indica a existência de cirrose ou uma fibrose muito avançada.

A seguir aparece no resultado uma letra "A" indicando a atividade necroinflamatória que existe no fígado, seguida de um número que fica entre zero e 3. Se o número é 3 indica alta atividade e portanto uma progressão mais rápida do avanço da fibrose para um dano hepático maior. Se o número é zero indica que a situação no momento está mais tranquila, mais devagar. É um resultado importante para o médico determinar a estratégia de tratamento. Mas a atividade necroinflamatória pode mudar rapidamente por muitos fatores, motivo pelo qual se se encontra em valores baixos deve ser considerada com cautela.


KNODELL


É uma pontuação entre zero e 18 que mede o índice a atividade histológica, muito utilizada para conhecer o estagio da doença, servindo para praticamente todas as doenças que atacam o fígado.

A interpretação do resultado é um pouco mais complexa de interpretar que a da escala METAVIR, mas muitos médicos a consideram superior para determinar a quantidade de inflamação e quais danos estão presentes no fígado.

Resultado 0 - Mostra um fígado sem inflamação.

Resultado entre 1 e 4 - Mostra um fígado com inflamação mínima.

Resultado entre 5 e 8 - Mostra um fígado com inflamação leve.

Resultado entre 9 e 12 - Mostra um fígado com inflamação moderada.

Resultado entre 13 e 18 - Mostra um fígado com inflamação acentuada.

Mas por enquanto somente a inflação foi mostrada. Para mostrar a fibrose essa pontuação é seguida por outro número, o qual indica a quantidade de fibrose (chamada de cicatrizes no fígado), indicando o zero como sem fibrose e aumentando até o quatro o qual mostra avançada fibrose ou cirrose.

MEU COMENTÁRIO:

O ideal é que o resultado da biopsia apresente os resultados nas duas escalas, pois dessa forma o médico possuirá elementos para um correto diagnostico e assim desenhar a estratégia melhor para cada paciente.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO