002_cancer_port

Hepatite, câncer e mortalidade

20/05/2013

No dia 29 de maio acontece o Dia Mundial da Saúde Digestiva, promovido pela Organização Mundial de Gastroenterologia, a qual devido ao aumento anual dos casos de câncer hepático recomenda a necessidade de incentivar o diagnostico com a realização de programas de prevenção, sensibilização, diagnostico precoce e tratamento.

A Organização Mundial de Gastroenterologia estima que 90% dos casos de câncer de fígado acontecem após o aparecimento da cirrose. Atualmente as hepatites B e C são responsáveis pela maioria dos casos de cirrose, ultrapassando os casos de cirrose causada pelo excesso de ingestão de álcool.

O câncer de fígado já é e o quinto tipo de tumor que mais frequentemente se diagnostica em homens a nível mundial, sendo o segundo tipo de câncer em mortalidade. Entre mulheres é o sétimo mais diagnosticado e o sexto em causa de morte.

É atribuído que os casos de câncer de fígado e a mortalidade estão aumentando devido a falta de campanhas que diagnostiquem os infectados com as hepatites B e C, duas doenças que se tratadas possuem cura, evitando a progressão para a cirrose, o câncer e em conseqüência a morte. Aproximadamente cinco milhões de brasileiros podem estar infectados com as hepatites B e C, porém menos de 10% sabem da sua condição.

Desconhecendo a infecção e não recebendo tratamento, um de cada quatro infectados desenvolverá cirrose. O CDC - Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos - informa que os infectados com as hepatites B e C que por falta de diagnostico no recebem tratamento e em consequência evoluem para a cirrose, perdem 17 anos de vida, morrendo com idade entre 56 e 57 anos.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO