003_cancer_port

Café reduz o risco de câncer no fígado - Novo estudo

18/03/2013

Um novo estudo publicado na revista "Gastroenterology" avaliou dados sobre o consumo de café e o risco de desenvolver câncer de fígado relatado em 16 estudos publicados nas revistas científicas Medline, EMBASE, ISI Web of Science e na Cochrane library entre os anos 2000 e 2011.

Nesses estudos os participantes que relatavam maior consumo de café apresentavam uma possibilidade 50% menor de desenvolver câncer de fígado que aqueles que raramente bebiam café.

Foi observado que os homens se beneficiam mais do consumo de café que as mulheres, efeito comprovado independente da região do mundo onde o estudo foi realizado, inclusive nos países asiáticos.

Os pesquisadores alertam que o estudo é limitado devido à incapacidade de determinar o impacto do consumo de quantidades diferentes de café, mas fica evidente que pessoas que bebem regularmente café realmente possuem menor risco de desenvolver o câncer de fígado, sejam eles indivíduos sadios ou com alguma doença hepática.

MEU COMENTÁRIO

Não todos podem disfrutar do prazer de beber café. Indivíduos com cirrose podem apresentar intolerância ao café, o que torna a bebida contraindicada. Mas se você não possui nenhuma restrição, entre três e cinco xicaras de café ao dia parece ser, conforme alguns estudos, a dosagem ideal, mas cuidado para não tomar no final da tarde e depois ter problemas para pegar no sono.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Coffee consumption linked to reduced risk for liver cancer- Li-Xuan Sang, Bing Chang, Xiao-Hang Li; Min Jiang. - BMC Gastroenterology 2013, 13:34 doi:10.1186/1471-230X-13-34


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO