009_cancer_port

Um medicamento para diabetes poderia prevenir o câncer de fígado

10/04/2012

A metformina, largamente utilizada no tratamento da diabetes e também indicada em alguns casos de esteatoses (gordura no fígado) para tratar do distúrbio metabólico, poderia vir a ser efetiva na prevenção do aparecimento do câncer no fígado.

Estudo publicado na revista Cancer Prevention Research por pesquisadores da Universidade de Maryland dos Estados Unidos, esclarecendo que a pesquisa foi realizada em ratos e não em seres humanos, comprovou que a metformina conseguiu evitar o aparecimento do câncer nesses animais. A importância da pesquisa é tal que o assunto foi capa da revista.

A pesquisa demonstrou que a metformina previne o câncer primário de fígado em modelos animais. Ratos tratados com metformina apresentavam tumores significativamente menores e em menor número dos que não receberam a medicação.

Os ratos tratados com metformina desenvolveram 57 % menos tumores do fígado que os ratos que não receberam o medicamento. O tamanho dos tumores foi reduzido em cerca de 40%.

O resultado confirma vários estudos epidemiológicos retrospectivos já publicados que relacionam a metformina com um risco reduzido de câncer de fígado, mas o presente estudo é o primeiro a testar formalmente se a metformina pode proteger contra carcinogênese, não apenas o crescimento do tumor e o desenvolvimento, mas a formação de tumores no fígado.

Concluem os autores recomendando que a metformina deve ser avaliada como um agente preventivo em pessoas que estão em alto risco. Muitos pacientes com diabetes já tomam metformina com total segurança e poucos efeitos colaterais.

MEU COMENTÁRIO

Os diabéticos tipo 2 possuem um risco entre 2 e 3 vezes maior que a população em geral de desenvolver câncer no fígado. Ainda, os infectados com hepatite C possuem um risco até cinco vezes maior que a população em geral de desenvolverem a diabetes tipo 2. Daí a importância deste estudo para os infectados com hepatite C

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Metformin Prevents Liver Tumorigenesis by Inhibiting Pathways Driving Hepatic Lipogenesis - Kavita Bhalla, Bor Jang Hwang, Ruby E. Dewi, William Twaddel, Olga G. Goloubeva, Kwok-Kin Wong, Neeraj K. Saxena, Shyam Biswal, Geoffrey D. Girnun - Cancer Prevention Research (2012); doi: 10.1158/1940-6207.CAPR-11-0228


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO