012_cancer_port

O que é um tumor?

04/10/2010

O corpo humano é formado por células, as quais nascem, crescem e morrem de forma controlada, sendo substituídas por novas células, porém, por alguma razão novas células podem nascer de forma imprevista, antes de a célula antiga morrer, assim, a nova célula cresce por cima de outras células formando uma massa de tecido que passa a ser chamado de tumor.

Um tumor pode ser benigno (não canceroso) ou maligno (canceroso). As células dos tumores malignos são anormais e se dividem sem controle ou ordem, podendo invadir e danificar tecidos e órgãos, ainda, podem se espalhar formando tumores em outras partes do corpo (metástases).

Os patologistas classificam o grau de um tumor observando no microscópio uma amostra retirada por meio de uma biopsia, o grau de dado conforme a formação de células "anormais" e a velocidade com que o tumor pode crescer e se multiplicar. Para cada tipo de câncer existem critérios específicos de avaliação.

O grau de um tumor não deve ser confundido com a fase em que se encontra o câncer. A fase do câncer é referente à extensão ou severidade do câncer, baseado em fatores como o local do tumor primário, o tamanho, o número de tumores e a expansão linfática do tumor.

O importante ao se diagnosticar um tumor é não se desesperar. Ter diagnosticado um tumor não é uma sentencia de morte. O tumor pode ser benigno, o que não causa problema algum ou, pode ser maligno, sendo que então, na maioria dos casos tem tratamento. Hoje aproximadamente 80% dos tumores malignos, cancerosos, são curados quando diagnosticados nas primeiras fases. O importante é o diagnostico precoce.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO