013_cancer_port

Antioxidantes para prevenir o câncer no fígado

29/04/2006

G. Bjelakovic, D. Nikolova, R.G. Simonetti, C. Gluud - Abstract 243 - EASL 2006 - Department of Internal Medicine - Gastroenterology and Hepatology, Medical Faculty, University of Nis, Nis, Serbia and Montenegro - The Cochrane Hepato-Biliary Group, Copenhagen Trial Unit, Centre for Clinical Intervention Research, Dept. 71.02, H:S Rigshospitalet, Copenhagen University Hospital, Copenhagen, Denmark - Divisione di Medicina Ospedale V.Cervello, Palermo Italy

Esta apresentação foi um estudo de diversos estudos publicados nas revistas cientificas sobre pesquisas dos efeitos dos antioxidantes na prevenção do câncer no fígado, objetivando avaliar risco e benefícios destes suplementos.

Em total foram comparados nove estudos randomizados que compreendem um total de 130.674 pacientes nos quais foi avaliado o efeito do beta-caroteno, das Vitaminas, A, E e C e do Selênio, este ultimo utilizado de forma combinada com os anteriores ou de forma isolada. Em cinco estudos, com um total de 120.876 pacientes que combinavam o Selênio com os outros quatro antioxidantes não foram observados grandes benefícios. Já nos quatro que utilizavam o Selênio exclusivamente, com 9.798 pacientes, foi observada uma diminuição significante na incidência do câncer no fígado.

Os únicos efeitos colaterais observados foram alguns poucos casos de pele com coloração amarelada e alguns problemas gastrintestinais de pouca significância clinica.

Concluem os pesquisadores que não poderia ser feita a afirmação que os antioxidantes incluídos neste estudo possam prevenir o câncer no fígado, mas que o potencial preventivo que o Selênio aparente possuir deveria ser estudado.

MEU COMENTÁRIO:

É um estudo interessante, pena que foi limitado a um pequeno grupo de antioxidantes.

Em relação ao Selênio não é necessário comprar cápsulas. A melhor fonte de Selênio e a Castanha do Pará (Castanha do Brasil em alguns países) e com duas castanhas medias já é suficiente para a dosagem diária recomendada. Sem duvida uma alternativa barata e gostosa, sem contra-indicações.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO