016_cancer_port

FDA concede "Fast Track" a medicamento para tratamento do câncer de fígado

21/09/2015

Atualmente o único medicamento para tratamento do câncer de fígado é o Nexavar® (sorafenib) e o FDA acaba de conceder a droga "CF102" da empresa "Can-Fite BioPharm" autorização de "Fast Track" na pesquisa, com o objetivo de acelerar as fases da investigação. O "CF102" passa a ser considerado como um tratamento de segunda linha para o câncer de fígado a ser estudado em pacientes que não responderam ao tratamento com Nexavar® (sorafenib). O "CF102" já havia recebido a designação de Medicamento Órfão do FDA.

Atualmente esta sendo realizado um estudo de Fase II para esta indicação nos Estados Unidos, Europa e Israel, na modalidade duplo cego, randomizado, controlado por placebo. É esperado para concluir a inscrição até o final do primeiro semestre de 2016 incluindo 78 pacientes com cirrose Child-Pugh Classe B que falharam ao único medicamento aprovado pelo FDA no mercado, Nexavar® (sorafenib). Os pacientes são tratados duas vezes ao dia com 25 mg de CF102 oral, a qual foi encontrada como a dose mais eficaz na fase anterior dos estudos CAN-Fite I / II resultando em maior tempo de sobrevivência global, com excelentes resultados de segurança.

A concessão do regime "Fast Track" visa a obtenção de importantes novos medicamentos que possam oferecer uma necessidade não atendida dos pacientes, acelerando o desenvolvimento de novos medicamentos.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Release da "Can-Fite BioPharma Ltd." - www.can-fite.com


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO