022_cancer_port

Câncer colorretal

20/02/2017

O câncer colorretal atinge homens e mulheres sendo a segundo câncer mais frequente na população mundial, acometendo intestino grosso (o cólon) e o reto. Por falta de prevenção o câncer colorretal em geral é diagnosticado em estádios avançados, complexos, demandando internações prolongadas e com altos índices de mortalidade.

Diagnosticado nos estádios iniciais é feita a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos.

O mais simples dos exames para diagnosticar o câncer colorretal é o de sangue oculto nas fezes, porém este apresenta muitos resultados falsos positivos. O exame padrão, é a colonoscopia.

Em até 70% dos casos de câncer colorretal diagnosticados em estádios avançados já existe metástase do câncer no fígado.

Se você tem mais de 40 ou 50 anos, fale com seu médico sobre a necessidade de realizar exames para prevenir um possível câncer colorretal

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO