09/07/2007
Uma meta analise sobre o consumo de café e câncer no fígado
Uma meta analise de estudos publicados na literatura cientifica sobre o efeito do café no câncer de fígado foi realizado por uma equipe de médicos e publicada em Hepatology. Foram analisados 10 estudos que incluíam 2.260 casos de câncer, inclusive seis estudos controle com 1.551 pacientes e quatro estudos de coorte realizados no Japão com 709 pacientes.
Sem aprofundar no analise estatístico, o qual seria complicado de explicar de forma simples, podemos resumir os resultados informados mostrando que o risco relativo era menor nos bebedores assíduos de café (0,45) e maior naqueles que somente bebiam café esporadicamente (0,70).
Foram observadas diferenças significativas em função da área geográfica onde cada estudo tinha sido realizado o que pode confundir as interpretações, mas e provável que existam diferenças entre a forma de consumir o café (expresso, instantâneo ou de filtro), não existindo informações sobre isso nos estudos publicados.
O consumo de café foi relacionado nos estudos a um risco menor para doenças do fígado em geral, não somente para o câncer hepático. Porém, alertam os autores que em determinadas condições do fígado o consumo de café pode ser contra-indicado.
Concluem os autores que a meta analise desses estudos fornece evidencias que o consumo de café, sem abuso na quantidade, e direta e inversamente proporcional a redução dos casos de câncer de fígado, entretanto se trata de uma discussão que ainda permanece aberta em relação ao porque isso acontece.
Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
HEPATOLOGY 2007 - Coffee drinking and hepatocellular carcinoma risk: A meta-analysis
- Francesca Bravi, Cristina Bosetti , Alessandra Tavani , Silvano Gallus , Eva Negri - Istituto di Ricerche Farmacologiche Mario Negri, Milan, Italy
- Vincenzo Bagnardi - Dipartimento di Statistica, Università degli Studi di Milano-Bicocca, Milan, Italy
- Silvia Franceschi - International Agency for Research on Cancer, Lyon, France
- Carlo La Vecchia - Istituto di Statistica Medica e Biometria, Università degli Studi di Milano, Milan, Italy
Carlos Varaldo
Grupo Otimismo
 |
GRUPO OPTIMISMO DE AYUDA AL PORTADOR DE HEPATITIS
ONG - Registro n°.: 176.655 - RCPJ-RJ - CNPJ: 06.294.240/0001-22 Rio de Janeiro - Brasil
Tel. (55.21) - 9973.6832
e-mail: hepato@hepato.com Internet: www.hepato.com |
09/07/2007
Una meta analice sobre el consumo de café y cáncer en el hígado
Una meta analice de estudios publicados en la literatura científica sobre el efecto del café en el cáncer de hígado fue realizado por un equipo de médicos y publicada en Hepatology. Fueron analizados 10 estudios que incluían 2.260 casos de cáncer, incluso seis estudios control con 1.551 pacientes y cuatro estudios de cohorte realizados en Japón con 709 pacientes.
Sin profundizar en el analice estadístico, el cual sería complicado de explicar de forma simple, podemos resumir los resultados informados mostrando que el riesgo relativo era menor en los bebedores asiduos de café (0,45) y mayor en aquéllos que solo bebían café esporádicamente (0,70).
Fueron observadas diferencias significativas en función del área geográfica donde cada estudio había sido realizado lo que puede confundir las interpretaciones, pero es probable que existan diferencias entre la forma de consumir el café (expreso, instantáneo o de filtro), no existiendo informaciones sobre eso en los estudios publicados.
El consumo de café fue relacionado en los estudios a un riesgo menor para enfermedades del hígado en general, no solamente para el cáncer hepático. Sin embargo, alertan los autores que en determinadas condiciones del hígado el consumo de café puede ser contraindicado.
Concluyen los autores que la meta analice de esos estudios suministra evidencias que el consumo de café, sin abuso en la cantidad, es directa e inversamente proporcional a la reducción de los casos de cáncer de hígado, pero que se trata de una discusión que aún permanece abierta con relación al porque eso acontece.
Este artículo fue redactado con comentarios e interpretación personal de su autor, tomando como base la siguiente fuente:
HEPATOLOGY 2007 - Coffee drinking and hepatocellular carcinoma risk: A meta-analysis
- Francesca Bravi, Cristina Bosetti , Alessandra Tavani , Silvano Gallus , Eva Negri - Istituto di Ricerche Farmacologiche Mario Negri, Milan, Italy
- Vincenzo Bagnardi - Dipartimento di Statistica, Università degli Studi di Milano-Bicocca, Milan, Italy
- Silvia Franceschi - International Agency for Research on Cancer, Lyon, France
- Carlo La Vecchia - Istituto di Statistica Medica e Biometria, Università degli Studi di Milano, Milan, Italy
Carlos Varaldo
Grupo Optimismo