Texto en Español al final - Apriete aquí


GRUPO OTIMISMO DE APOIO AO PORTADOR DE HEPATITE
ONG - Registro n°.: 176.655 - RCPJ-RJ - CNPJ: 06.294.240/0001-22
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel.: (21) 9973.6832
e-mail: hepato@hepato.com Internet: www.hepato.com

30/06/2008


O consumo de café associado à menor risco de câncer no fígado


A revista Hepatolgy publica uma pesquisa realizada na Universidade de Helsinki (Finlândia) na qual foi estudada a relação entre o consumo do café, a transaminase GGT e o câncer no fígado.

O resultado da pesquisa mostra que níveis elevados da transaminase GGT (gamma-glutamiltransferase) podem estar relacionados com risco maior de desenvolver câncer no fígado. Os autores da pesquisa estudaram a possível relação entre o consumo do café e os níveis da GGT e de incidência de câncer de fígado em um estudo retrospectivo incluindo 60.323 pacientes com idades entre 25 e 74 anos de idade, todos os quais não apresentavam câncer no inicio da pesquisa. A pesquisa foi realizada com dados de sete estudos populacionais realizados entre 1972 e 2002 e os pacientes foram acompanhados até junho de 2006.

Os fatores de vida observados foram o histórico clinico, a situação sócio econômica, a alimentação e o estilo de vida. O acompanhamento dos pacientes foi de 19,3 anos e no período foram diagnosticados 128 casos de câncer de fígado.

Os pesquisadores relatam ter encontrado uma relação inversa entre o consumo de café e o risco de desenvolver câncer no fígado. Os indivíduos que ingeriam maior quantidade de café apresentavam menor risco ao aparecimento do câncer no fígado, mas desconhecem qual e o mecanismo biológico para que isso aconteça.

Tomando como base pacientes que não bebiam café e outorgando e esses o valor "1" a possibilidade de desenvolver câncer no fígado entre os bebedores ficou nos seguintes valores:

Entre zero e 1 xícara por dia: Valor de referencia "1"
Entre 2 e 3 xícaras, possibilidade de 0,66%
Entre 4 e 5 xícaras, possibilidade de 0,44%
Entre 6 e 7 xícaras, possibilidade de 0,38%
Oito xícaras, possibilidade de 0,32%

Confirmaram também que níveis elevados da GGT estão diretamente relacionados com maior risco para desenvolver o câncer no fígado, ressaltando que a associação entre o consumo do café e o câncer foi consistente com quaisquer níveis da GGT dos pacientes observados.

O resultado confirma três estudos japoneses que sugerem a associação entre o café e o câncer no fígado.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Hepatology 2008;48:129-136 - Joint effects of coffee consumption and serum gamma-glutamyltransferase on the risk of liver cancer - Gang Hu, Jaakko Tuomilehto, Eero Pukkala, Timo Hakulinen, Riitta Antikainen, Erkki Vartiainen, Pekka Jousilahti.


Carlos Varaldo
Grupo Otimismo






GRUPO OPTIMISMO DE AYUDA AL PORTADOR DE HEPATITIS
ONG - Registro n°.: 176.655 - RCPJ-RJ - CNPJ: 06.294.240/0001-22
Rio de Janeiro - Brasil
Tel. (55.21) - 9973.6832
e-mail: hepato@hepato.com Internet: www.hepato.com
30/06/2008


El consumo de café asociado al menor riesgo de cáncer en el hígado


La revista Hepatolgy publica una investigación realizada en la Universidad de Helsinki (Finlandia) en la cual fue estudiada la relación entre el consumo del café, la transaminasa GGT y el cáncer en el hígado.

El resultado de la investigación muestra que niveles elevados de la transaminasa GGT (gamma-glutamiltransferasa) pueden estar relacionados con riesgo mayor de desarrollar cáncer en el hígado. Los autores de la investigación estudiaron la posible relación entre el consumo del café y los niveles de la GGT y de incidencia de cáncer de hígado en un estudio retrospectivo incluyendo 60.323 pacientes con edades entre 25 y 74 años de edad, todos los cuales no presentaban cáncer al inicio de la investigación. La investigación fue realizada con datos de siete estudios poblacionales realizados entre 1972 y 2002 y los pacientes fueron acompañados hasta junio de 2006.

Los factores de vida observados fueron el histórico clínico, la situación socio económica, la alimentación y el estilo de vida. El acompañamiento de los pacientes fue de 19,3 años y en el período fueron diagnosticados 128 casos de cáncer de hígado.

Los investigadores relatan haber encontrado una relación inversa entre el consumo de café y el riesgo de desarrollar cáncer en el hígado. Los individuos que ingerían mayor cantidad de café presentaban menor riesgo al aparecimiento del cáncer en el hígado, pero desconocen cual es el mecanismo biológico para que eso acontezca.

Tomando como base pacientes que no bebían café y otorgando y ésos el valor "1" la posibilidad de desarrollar cáncer en el hígado entre los bebedores quedó en los siguientes valores:

Entre cero 1 taza por día: Valor de referencia "1"
Entre 2 y 3 tazas, posibilidad del 0,66%
Entre 4 y 5 tazas, posibilidad del 0,44%
Entre 6 y 7 tazas, posibilidad del 0,38%
Ocho tazas, posibilidad del 0,32%

Confirmaron también que niveles elevados de la GGT están directamente relacionados con mayor riesgo para desarrollar el cáncer en el hígado, resaltando que la asociación entre el consumo del café y el cáncer fue consistente con cualquier nivel de la GGT de los pacientes observados.

El resultado confirma tres estudios japoneses que sugieren la asociación entre el café y el cáncer en el hígado.

Este artículo fue redactado con comentarios e interpretación personal de su autor, tomando como base la siguiente fuente:
Hepatology 2008;48:129-136 - Joint effects of coffee consumption and serum gamma-glutamyltransferase on the risk of liver cancer - Gang Hu, Jaakko Tuomilehto, Eero Pukkala, Timo Hakulinen, Riitta Antikainen, Erkki Vartiainen, Pekka Jousilahti.


Carlos Varaldo
Grupo Optimismo







Last updated 29.6.2008