29/04/2006
Abstract 243 - EASL 2006 - Antioxidantes para prevenir o câncer no fígado
G. Bjelakovic, D. Nikolova, R.G. Simonetti, C. Gluud
Department of Internal Medicine - Gastroenterology and Hepatology, Medical Faculty, University of Nis, Nis, Serbia and Montenegro - The Cochrane Hepato-Biliary Group, Copenhagen Trial Unit, Centre for Clinical Intervention Research, Dept. 71.02, H:S Rigshospitalet, Copenhagen University Hospital, Copenhagen, Denmark - Divisione di Medicina Ospedale V.Cervello, Palermo Italy
Esta apresentação foi um estudo de diversos estudos publicados nas revistas cientificas sobre pesquisas dos efeitos dos antioxidantes na prevenção do câncer no fígado, objetivando avaliar risco e benefícios destes suplementos.
Em total foram comparados nove estudos randomizados que compreendem um total de 130.674 pacientes nos quais foi avaliado o efeito do beta-caroteno, das Vitaminas, A, E e C e do Selênio, este ultimo utilizado de forma combinada com os anteriores ou de forma isolada. Em cinco estudos, com um total de 120.876 pacientes que combinavam o Selênio com os outros quatro antioxidantes não foram observados grandes benefícios. Já nos quatro que utilizavam o Selênio exclusivamente, com 9.798 pacientes, foi observada uma diminuição significante na incidência do câncer no fígado.
Os únicos efeitos colaterais observados foram alguns poucos casos de pele com coloração amarelada e alguns problemas gastrintestinais de pouca significância clinica.
Concluem os pesquisadores que não poderia ser feita a afirmação que os antioxidantes incluídos neste estudo possam prevenir o câncer no fígado, mas que o potencial preventivo que o Selênio aparente possuir deveria ser estudado.
MEU COMENTÁRIO:
É um estudo interessante, pena que foi limitado a um pequeno grupo de antioxidantes.
Em relação ao Selênio não é necessário comprar cápsulas. A melhor fonte de Selênio e a Castanha do Pará (Castanha do Brasil em alguns países) e com duas castanhas medias já é suficiente para a dosagem diária recomendada. Sem duvida uma alternativa barata e gostosa, sem contra-indicações.
Carlos Varaldo
Grupo Otimismo
GRUPO OPTIMISMO DE AYUDA AL PORTADOR DE HEPATITIS
ONG - Registro n°. 176.655 - RCPJ-RJ - Rio de Janeiro - Brasil
Tel. 55.21 - 9973.6832 - Fax. 55.21 - 2549.8809
e-mail: hepato@hepato.com Internet: www.hepato.com
29/04/2006
Abstract 243 - EASL 2006 - Antioxidantes para prevenir el cáncer en el hígado
G. Bjelakovic, D. Nikolova, R.G. Simonetti, C. Gluud
Department of Internal Medicine - Gastroenterology and Hepatology, Medical Faculty, University of Nis, Nis, Serbia and Montenegro - The Cochrane Hepato-Biliary Group, Copenhagen Trial Unit, Centre for Clinical Intervention Research, Dept. 71.02, H:S Rigshospitalet, Copenhagen University Hospital, Copenhagen, Denmark - Divisione di Medicina Ospedale V.Cervello, Palermo Italy
Esta presentación fue un estudio de diversos estudios publicados en las revistas científicas sobre pesquisas de los efectos de los antioxidantes en la prevención del cáncer en el hígado, objetivando evaluar el riesgo y beneficios de estos suplementos.
En total fueron comparados nueve estudios randomizados que comprenden un total de 130.674 pacientes en los cuales fue evaluado el efecto del beta-caroteno, de las Vitaminas, A, C y E y del Selenio, éste ultimo utilizado de forma combinada con los anteriores o de forma separada. En cinco estudios, con un total de 120.876 pacientes que combinaban el Selenio con los otros cuatro antioxidantes no fueron observados grandes beneficios. Ya en los cuatro que utilizaban el Selenio exclusivamente, con 9.798 pacientes, fue observada una disminución significante en la incidencia del cáncer en el hígado.
Los únicos efectos secundarios observados fueron algunos pocos casos de piel con coloración amarillenta y algunos problemas gastrointestinales de poco significado clínico.
Concluyen los pesquisidores que no podría ser hecha la afirmación que los antioxidantes incluidos en este estudio puedan prevenir el cáncer en el hígado, pero que el potencial preventivo que el Selenio aparenta poseer debería ser estudiado.
MI COMENTARIO:
Es un estudio interesante, lamentamos que fue limitado a un pequeño grupo de antioxidantes.
Con relación al Selenio no es necesario comprar cápsulas. La mejor fuente de Selenio es la Castaña de Para (Castaña del Brasil en algunos países) y con dos castañas medianas ya es suficiente para la dosis diaria recomendada. Sin duda una alternativa barata y gustosa, sin contraindicaciones.
Carlos Varaldo
Grupo Optimismo