015_cirrose_port

E necessária à biopsia em pacientes comprovadamente com cirroses?

12/09/2005

A realização da biopsia do fígado permite ao médico não somente saber a real situação do estado do fígado, mas principalmente o auxilia para realizar um prognostico sobre a progressão da doença no paciente. Já num individuo cirrótico o resultado de uma biopsia tem pouquíssimo valor prognostico sobre a doença.

Na presencia de um fígado cirrótico a biopsia não é necessária já que por exames de sangue, avaliações clínicas, ultrassonografia ou endoscopia a cirrose é confirmada sem necessidade da realização de uma biopsia para tal. O fígado cirrótico já se encontra altamente comprometido na sua formação celular. Poucos novos danos poderão acontecer. O que interessa num quadro cirrótico e avaliar as complicações que podem acontecer com uma provável descompensação e neste ponto a cirrose não fornece subsídios.

Em pacientes com cirroses a gravidade da função hepática será definida pela disfunção das funções do fígado, pela hipertensão portal e suas complicações, pela aparição da ascites (popularmente chamada de barriga d'água), varizes no esôfago, peritonites bacteriana e pela encefalopatia, todas elas relacionadas ao aumento da pressão portal.

Por exemplo, o risco de apresentar hemorragias por varizes no esôfago pode ser prognosticado pelo nível da pressão portal. Assim, uma pressão abaixo de 12 mmHg não apresenta risco, mas acima de 20 mmHg e indicativo de uma situação difícil de controlar em caso de hemorragia. O uso da endoscopia permite detectar varizes no esôfago e determinar qual é o risco de sangramentos, observando o tamanho das varizes e a presencia, ou não, de pontos vermelhos. Assim, a combinação da determinação da pressão da veia porta junto a uma endoscopia possibilita o diagnostico que pode indicar a necessidade de tratamento para evitar uma hemorragia.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO