019_cirrose_port

Dieta para pacientes com cirrose

16/02/2016

Uma dieta saudável é útil para qualquer pessoa, mas é essencial se a pessoa tem um fígado com cirrose.

Alimentos como frutas, legumes, grãos integrais e proteínas de tipos adequados e em quantidades adequadas são recomendados, devendo evitar alimentos gordurosos, mas existe total proibição de bebidas alcoólicas.

Dietas ricas em gordura para podem causar problemas de digestão, no entanto, é importante não evitar a gordura totalmente porque o corpo necessita um fornecimento diário. Alimentos como nozes, abacate, peixes e alguns óleos vegetais são as gorduras indicadas, sempre com moderação.

Dependendo do grau de cirrose, minerais essenciais e as vitaminas K, A, E e D podem estar em níveis baixos. Uma dieta equilibrada deve fornecer facilmente as quantidades necessárias. Evite tomar multivitamínicos sem consultar antes o seu médico.

Resumindo, a dieta de uma pessoa com cirrose compensada é praticamente igual que a de pessoas sem cirrose, simplesmente se alimentando com moderação e evitando bebidas alcoólicas e alimentos muito gordurosos.

Existindo complicações da cirrose, o que configura uma cirrose descompensada, cuidado extras devem ser tomados na dieta:

ASCITE:

Em cirróticos com ascite, que é o acúmulo de grandes quantidades de líquido no abdômen, a descompensação é agravada por uma dieta rica em sal, por isso os médicos geralmente indicam uma dieta rigorosa, sem sal, para cirrose com ascite. Evite alimentos processados, congelados ou em lata, pois todos contêm excesso de sal.

HIPOGLICEMIA

Pessoas com cirrose podem ter outro problema comum, que é a baixa de açúcar no sangue, chamada de hipoglicemia, provocando fadiga, confusão mental e alterações nas batidas do coração. Nesses casos a dieta deve estar dividida em pequenas refeições, frequentes, incluindo carboidratos como pães, massas e arroz.

ENCEFALOPATIA

A encefalopatia é a descompensação mais grave em pessoas com cirrose, quando o fígado já não consegue metabolizar corretamente as proteínas de origem animal como carne, ovos e a fornecida pelo feijão. Ao não conseguir processar as proteínas o fígado produz amônia, a qual sobre para o cérebro causando os mais variados e perigosos efeitos. As proteínas são necessárias para o organismo e devem ser consumidas em pequenas quantidades a partir de fontes vegetais.

Pessoas com sintomas de encefalopatia devem procurar cuidados médicos urgentes, pois estão em grave risco de vida.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO