020_cirrose_port

O consumo diário de café diminui o risco de cirrose

16/02/2016

A revista "Alimentary Pharmacology & Therapeutics" publica uma meta-analise de pesquisadores do Reino Unido mostrando que o aumento do consumo diário em duas xicaras de café está associado a uma redução de aproximadamente a metade no possível risco de desenvolver cirrose.

Os autores analisaram estudos publicados em diversas publicações científicas que incluem 432.133 participantes selecionando um total de 1.990 casos para o estudo, os quais registravam o risco relativo e o risco estratificado da cirrose e o consumo de café.

Com o aumento do consumo de duas xicaras de café diariamente foi encontrada uma redução do risco relativo de chegar a cirrose em geral de 48%.

Entre os quer abusam das bebidas alcoólicas o aumento do consumo de duas xicaras de café diariamente encontrou uma redução do risco relativo de chegar a cirrose de 38% e quando comparado com a mortalidade entre alcoólatras foi observada uma redução de 45%.

Concluem os autores que dada a elevada incidência de doença hepática grave entre consumidores de álcool em excesso e pessoas obesas e da falta de tratamentos específicos os resultados encontrados com o aumento do consumo do café são importantes.

MEU COMENTÁRIO

Esta meta-análise sugere que o aumento do consumo de café pode reduzir substancialmente o risco de cirrose, protegendo contra a fibrose e o processo inflamatório, mas sempre é necessário observar que existem pessoas intolerantes ao café e, também, que não deve ser consumido em excesso, não passando de 4 ou 5 xicaras ao dia e evitar beber pelo menos três horas antes de dormir.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Systematic review with meta-analysis: coffee consumption and the risk of cirrhosis - Kennedy OJ, Roderick P, Buchanan R, Fallowfield JA, Hayes PC, Parkes J. - Aliment Pharmacol Ther. 2016 Mar;43(5):562-74. doi: 10.1111/apt.13523


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO