005_crianca_port

Tratamento da hepatite C em crianças

08/03/2010

O tratamento de crianças infectadas com hepatite C com interferon peguilado e ribavirina foi aprovado pelo FDA somente no mês de dezembro de 2008 ao se comprovar sua segurança e efetividade com os dados resultantes deste estudo que acaba de ser publicado na revista Hepatology.

Um total de 107 crianças com idades entre 3 e 17 anos receberam tratamento com interferon peguilado (PegIntron) e ribavirina, durante 24 semanas para os infectados com os genótipos 2 ou 3 com carga viral abaixo de 600.000 UI/ml e, tratamento com duração de 48 semanas para todos os infectados com os genótipos 1 ou 4 ou, para os infectados com os genótipos 2 ou 3 com carga viral acima de 600.000 UI/ml.

A dosagem utilizada do interferon peguilado alfa 2-b foi de 60mug/m(2)/semana (menor que a dosagem utilizada em adultos) e a de ribavirina de 15mg/kg/dia.

A resposta sustentada (a cura da hepatite C) foi conseguida por 70 (65%) das 107 crianças que iniciaram o tratamento. Um 53% dos infectados com o genótipo conseguiram a cura. Nos genótipos 2 e 3 a cura foi conseguida por 93% das crianças e no genótipo 4 a cura chegou a 80% dos pacientes.

Nenhuma diferença estatisticamente significante foi observada em função da idade das crianças. No genótipo 1, a carga viral baixa antes do tratamento foi o fator de melhor prognostico de sucesso com o tratamento.

Os efeitos colaterais ou adversos eram geralmente leves ou moderados. Em 25% das crianças a dosagem dos medicamentos foi reduzida em função dos efeitos colaterais, mas somente uma criança teve que interromper o tratamento por efeitos adversos mais fortes.

Os autores concluíram que o tratamento de crianças com hepatite C utilizando PegIntron com freqüência de aplicação reduzida, combinado com a dosagem normal de ribavirina oferece eficácia e segurança.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
High sustained virologic response rates in children with chronic hepatitis C receiving peginterferon alfa-2b plus ribavirin.
Wirth S, Ribes-Koninckx C, Calzado MA, Bortolotti F, Zancan L, Jara P, Shelton M, Kerkar N, Galoppo M, Pedreira A, Rodriguez-Baez N, Ciocca M, Lachaux A, Lacaille F, Lang T, Kullmer U, Huber WD, Gonzalez T, Pollack H, Alonso E, Broue P, Ramakrishna J, Neigut D, Valle-Segarra AD, Hunter B, Goodman Z, Xu CR, Zheng H, Noviello S, Sniukiene V, Brass C, Albrecht JK. - Children's Hospital, HELIOS Klinikum Wuppertal, Witten/Herdecke University, Heusnerstrasse 40, D-42283 Wuppertal, Germany. - J Hepatology - On line - 2010 Feb 4.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO