007_crianca_port

É necessária a biopsia do fígado em crianças com hepatite C?

13/08/2007

A biopsia do fígado é considerado o exame mais exato para se estimar o grau de fibroses e a atividade necro inflamatória. Porém a biopsia e um procedimento invasor que pode apresentar riscos durante a realização e, a sua interpretação pode estar prejudicada por se obter uma amostra pequena ou ao detalhamento da observação realizada pelo patologista para elaborar o laudo.

Em pacientes adultos a biopsia é considerada pela maioria dos médicos como um dos fatores determinantes para se recomendar o tratamento da hepatite C. Já em crianças raramente e encontrado dano hepático significante devido à lenta progressão da doença.

O estudo publicado na revista World J Gastroenterol deste mês, relata o resultado encontrado na realização de biopsias em 67 crianças, as quais para efeito da comparação da progressão do dano hepático foram repetidas 5,5 anos após em 21 das crianças.

Desse total de 88 biópsias somente em uma delas foi encontrado um quadro de cirroses, em uma criança obesa.

Concluem os autores que dado o fato da hepatite C raramente apresentar danos severos no fígado de crianças não é recomendada a realização da biopsia, um procedimento cirúrgico traumático para uma criança.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Is liver biopsy mandatory in children with chronic hepatitis C? - Iorio R, Verrico A, Giannattasio A. - World J Gastroenterol 2007 August;13(29):4025-4026 - Department of Pediatrics, University "Federico II", Naples, Italy.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO