006_cura_port

Novas evidencias confirmam a cura definitiva da hepatite C

04/10/2010

O conceito de resposta sustentada ao tratamento da hepatite C é considerado quando, seis meses após o final do tratamento o vírus continua indetectável, situação essa em que é considerada como a cura da hepatite C.

Um estudo realizado no Canadá e publicado na revista Gastroenterology analisou um total de 1.343 pacientes infectados com hepatite C incluídos em 9 estudos multicêntricos, tratados com interferon peguilado alfa 2-a - Pegasys.

No grupo de pacientes, os quais foram acompanhados por quatro anos após o final do tratamento, 166 dos pacientes receberam tratamento somente com o interferon peguilado; 1.077 receberam tratamento com o interferon peguilado combinado com a ribavirina, entre os quais se encontravam 79 pacientes com níveis normais das transaminases e 100 pacientes co-infectados com AIDS e hepatite C.

Dos pacientes que após seis meses após o final do tratamento se encontravam indetectáveis, 99,1% deles permaneciam sem a presença do vírus nos quatro anos seguintes ao tratamento. Não foi possível identificar se nos 0,9% nos quais o vírus se fez presente novamente foram casos de recidiva ou de novas infecções.

Concluem os pesquisadores que os pacientes que aos seis meses após o tratamento permanecem indetectáveis devem ser considerados curados da hepatite C.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
A sustained virologic response is durable in patients with chronic hepatitis C treated with peginterferon alfa-2a and ribavirin - Swain MG, Lai MY, Shiffman ML, Cooksley WG, Zeuzem S, Dieterich DT, Abergel A, Pessôa MG, Lin A, Tietz A, Connell EV, Diago M. - Gastroenterology. 2010 Jul 13 - PMID: 20637202 - University of Calgary, Health Research Innovation Center, Calgary, Alberta, Canada.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO