017_cura_port

Uma nova era no tratamento da hepatite C

09/03/2015

A aprovação pelo FDA em outubro de 2014 do tratamento do genótipo 1 da hepatite C combinando sofosbuvir e ledipasvir (Harvoni®) para pacientes nunca antes tratados e para os não respondedores a um tratamento anterior com interferon peguilado e ribavirina deu inicio a uma nova era na possibilidade de cura da doença.

São necessárias somente 12 semanas de tratamento para os pacientes nunca antes tratados, sejam eles com ou sem cirrose. Para os não respondedores ao tratamento anterior, também, com 12 semanas de tratamento é suficiente para os sem cirrose e, 24 semanas de tratamento para os com cirrose.

Melhor ainda para os pacientes nunca antes tratados, sem cirrose, e com carga viral inferior a 6 milhões UI/ml, pois para eles são suficientes somente 8 semanas de tratamento.

Em todos os tratamentos, somente um comprimido ao dia.

Possibilidade de cura:

Nos ensaios clínicos a cura foi de 96% dos pacientes em todos os tratamentos de 12 semanas e de 95% com cirrose, nulos de resposta ao tratamento anterior, que receberam 24 semanas de tratamento.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Fixed-dose combination of sofosbuvir and ledipasvir for the treatment of chronic hepatitis C genotype 1 - Kumari R, Nguyen MH. - Expert Opin Pharmacother. - 2015 Feb 13:1-10 - Clinical Therapeutics - 2015 Jan 16. pii: S0149-2918 (14) 00870-4.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO