019_cura_port

Em longo prazo a cura da hepatite C é total

20/04/2015

A revista científica "Alimentary Pharmacology & Therapeutics" publica interessante pesquisa que demonstra a cura total naqueles que realizando o tratamento obtiveram a chamada resposta sustentada.

Os pesquisadores examinaram 54 pacientes com resposta sustentada, os quais tinham acabado o tratamento entre 5 e 20 anos atrás.

Foram realizados exames clínicos, histológicos, virológicos e marcadores imunológicos para esclarecer se a resposta sustentada representa verdadeiramente uma cura. Entre os exames realizados foi utilizada a detecção da carga viral por métodos altamente sensíveis e a determinação das respostas imunes.

O dano no fígado regrediu significativamente em todos os pacientes e 51 deles não apresentavam o RNA do vírus em todos os tecidos testados.

Somente em três pacientes ainda tinham um residual do RNA do vírus entre 5 e 9 anos após o tratamento, mas todos os três tinham células T específicos para o vírus e anticorpos da NS3, mas sem anticorpos de neutralização cruzada, mas nenhum marcador indicava algum risco aumentado para doença hepática nesses três pacientes.

Concluem os autores que os dados confirmam que a reposta sustentada corresponde a uma cura clínica em longo prazo. As respostas imunitárias de declínio provocam o desaparecimento do estímulo antigénico.

MEU COMENTÁRIO

A cada dia surgem novas evidencias da cura definitiva da hepatite C e agora com os novos medicamentos que conseguem curar mais de 90% dos infectados estamos a caminho da eliminação da epidemia. Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Long-term follow-up of successful hepatitis C virus therapy: waning immune responses and disappearance of liver disease are consistent with cure. - Hedenstierna M1, Weiland O, Brass A, Bankwitz D, Behrendt P, Uhnoo I, Aleman S, Cardell K, Fryden A, Norkrans G, Eilard A, Glaumann H, Pietschmann T, Sällberg M, Brenndörfer ED. - Aliment Pharmacol Ther. 2015 Mar;41(6):532-43. doi: 10.1111/apt.13096. Epub 2015 Jan 28.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO