021_cura_port

Impacto da cura da hepatite C no câncer de fígado

13/07/2015

O câncer de fígado é uma das principais causas de morte por câncer no mundo e a hepatite C representa um dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer.

Com os novos medicamentos que conseguem curar a hepatite C na maioria dos infectados certamente ocasionarão uma diminuição significativa dos casos de câncer por culpa da hepatite C, mas assim mesmo há um risco considerável do aparecimento do câncer em pacientes curados da hepatite C que apresentam uma fibrose avançada ou cirrose.

Pacientes curados da hepatite C com fibrose avançada ou cirroses devem continuar a serem examinados periodicamente para observar o aparecimento de um possível câncer de fígado, logo na sua fase inicial.

Os fatores de risco que podem levar ao câncer de fígado em pacientes já curados da hepatite C são a fibrose avançada/cirrose, idade avançada, diabete e abuso de bebidas alcoólicas. Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Impact of hepatitis C virus eradication on hepatocellular carcinogenesis - Darrick K. Li MD, PhD and Raymond T. Chung MD - Câncer 2015 - American Cancer Society - DOI: 10.1002/cncr.29528 - Article first published online: 16 JUN 2015


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO