027_cura_port

A expectativa de vida dos infectados com cirrose que curam a hepatite C é semelhante à da população em geral

25/04/2016

Estudo realizado na Itália acompanhou durante um período médio de 9,6 anos (em alguns pacientes até de 25 anos) qual foi a expectativa de vida de pacientes infectados com hepatite C, com cirrose compensada ao momento de receber tratamento e na época utilizando interferon e que curaram a infecção.

O estudo inclui dados de vigilância de três grupos de pacientes com cirrose compensada que alcançaram a resposta sustentada (cura da hepatite C) com o tratamento disponível na época, seja interferon convencional ou peguilado combinado a ribavirina, comparando a sobrevivência em grupos similares da população não infectada com hepatite C.

O estudo acompanhava o paciente desde a data de tratamento da hepatite C até a morte do paciente aplicando os dados sobre as taxas de mortalidade por idade e sexo especificas sobre o risco relativo da população em geral.

Aconteceram 28 óbitos entre os 181 pacientes acompanhados. A taxa de sobrevida aos 10 anos após a cura foi de 90,0% e aos 20 anos da cura de 62,9%.

Concluem os autores que pacientes infectados com hepatite C com cirrose compensada que obtiveram a cura com o tratamento obtém como benefício principal uma curva de expectativa de vida igual à da população em geral.

MEU COMENTÁRIO

Sem lugar a duvidas é uma excelente notícia!

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Survival of patients with HCV cirrhosis and sustained virologic response is similar to the general population - Savino Bruno, Vito Di Marco, Massimo Iavarone, Luigi Roffi, Andrea Crosignani, Vincenza Calvaruso, Alessio Aghemo, Giuseppe Cabibbo, Mauro Viganò, Vincenzo Boccaccio, Antonio Craxí, Massimo Colombo, Patrick Maisonneuve - Journal of Hepatology - 2016.01.034


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO