032_cura_port

O que significa a cura da hepatite C?

19/12/2016

Em poucas palavras: "A CURA DA HEPATITE C SIGNIFICA ELIMINAR O VÍRUS DO ORGANISMO". Isso é ótimo, pois ao eliminar o vírus o fígado deixa de ser atacado pelo vírus da hepatite C.

Mas isso não significa que o fígado agora está totalmente recuperado, "zero quilometro", livre da fibrose ou da cirrose, sem gordura no fígado e, que passará por uma etapa de regeneração. A resposta nesse caso é "DEPENDE".

A cura da hepatite C não significa que o fígado fica livre dos danos ocasionados pelo vírus, ficando sem fibrose ou sem cirrose. Com a cura o vírus da hepatite C deixa de atacar e destruir o fígado e uma lenta regeneração é possível, mas essa regeneração depende de muitos fatores, pessoas jovens apresentam maior possibilidade de regenerar o fígado, mas pessoas idosas deverão demorar muito mais tempo ou até não conseguir nenhum benefício no fígado, permanecendo com o mesmo estágio de fibrose ou cirrose.

Com a cura o vírus da hepatite C não mais destrói o fígado e isso é fantástico, pois interrompe a progressão do dano, mas o indivíduo pode ter outras condições ou doenças que continuam a atacar o órgão, quando então não somente não conseguiremos qualquer regeneração, como poderá continuar o deterioro.

Os infectados não têm somente hepatite C. Todos temos outras e as mais variadas doenças e condições de saúde, então, após a cura podem permanecer ou aparecer sintomas diversos, mas pensar que com a cura da hepatite C todos esses sintomas desaparecem é querer um pouco demais. A maior idade do indivíduo mais doenças e condições de saúde um ser humano apresenta. Após a cura da hepatite C chegou a hora de cuidar delas.

Portanto, é necessário cuidar o fígado todos os dias, evitando bebidas alcoólicas, mantendo o peso ideal, uma alimentação balanceada, praticando uma atividade física aeróbica e cuidando de toda e qualquer doença que possa prejudicar o fígado, como outra hepatite, a gordura no fígado, o dengue, a hipertensão, o diabetes, o colesterol elevado, etc., etc..

Após a cura a Carga Viral (PCR) apresenta resultado indetectável (negativo) mas caso seja realizado o teste ANTI-HCV o resultado será positivo, pelo restante da vida será positivo, pois o teste ANTI-HCV somente indica que o indivíduo teve em algum momento da vida contato com o vírus, mas não significa que esteja infectado. Somente a carga viral (PCR) quando positiva é que indica se alguém tem hepatite C.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO