038_cura_port

Sofosbuvir/velpatasvir (Epclusa®) consegue a cura entre 95% e 100% em pacientes difíceis de tratar - "The Liver Meeting® 2017"

28/10/2017

Em transplantados de fígado (pacientes difíceis de tratar), incluindo pacientes com cirrose e não respondedores a tratamentos anteriores, infectados com os genótipos 1, 2, 3 e 4, o tratamento de 12 semanas com Epclusa® obteve a cura da hepatite C em 96% dos infectados.

O tratamento foi bem tolerado e a segurança dos pacientes que tomavam imunossupressores, entre eles imunossupressão, tacrolimus, micofenolato, ciclosporina, azatioprina, sirolimus, everolimus ou prednisolona foi avaliada, não acontecendo episódios de rejeição do transplante, e não houve mortes. Os efeitos adversos foram dor de cabeça em 24% dos pacientes, fadiga em 20% e tosse em 10%.

No genótipo 1 dos 37 pacientes, 35 resultaram curados, 95% de taxa de cura;

No genótipo 2 todos os pacientes resultaram curados, taxa de cura de 100;

No genótipo 3 dos 35 pacientes, 34 resultaram curados, 97% de taxa de cura.

No total dos pacientes do estudo, incluindo infectados com os genótipos 1, 2, 3 e 4, entre os sem cirrose a cura foi de 97%, entre os com cirrose a cura chegou aos 86%; entre os que nunca antes tinham recebido qualquer tratamento antiviral a cura foi de 94% e, entre os que não tinham respondido a um tratamento anterior a cura foi de 99% dos pacientes.

MEU COMENTÁRIO

Sofosbuvir/velpatasvir (Epclusa®) é um dos medicamentos da nova geração, medicamentos pan-genótipos, isto é, que servem para tratar todos os genótipos do vírus da hepatite C, em tratamento de 12 semanas com uma pílula ao dia.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Sofosbuvir/Velpatasvir for 12 Weeks in Genotype 1-4 HCV-Infected Liver Transplant Recipients - Kosh Agarwal, Lluis Castells, Beat Mullhaupt, William M. Rosenberg, Brian L. McNabb, Sarah Arterburn, Gregory Camus, John McNally, Diana M. Brainard, Mani Subramanian, Enoka Gonsalkorala, Maria Londono, Jean-Francois Dufour, Xavier Forns - "The Liver Meeting® 2017" - Abstract 1069


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO