039_cura_port

Glecaprevir/Pibrentasvir (Maviret®) consegue a cura entre 96% e 99% em todos os genótipos - "The Liver Meeting® 2017"

28/10/2017

Glecaprevir/Pibrentasvir (Maviret®) é um dos medicamentos da nova geração, medicamentos pan-genótipos, isto é, que servem para tratar todos os genótipos do vírus da hepatite C, em tratamento de 12 semanas com uma pílula ao dia.

O estudo apresentado no AASLD 2017 separou os infectados com hepatite C em dois principais grupos, um deles composto com infectados nunca antes tratados com qualquer antiviral e outro grupo com pacientes não respondedores a tratamentos anteriores.

Ainda, para efeito estatístico dos resultados os 1.755 infectados com os genótipos 1, 2, 4, 5 e 6 foram avaliados separadamente dos 608 infectados com o genótipo 3.

Todos receberam 8 ou 12 semanas de tratamento com uma pílula ao dia de Glecaprevir/Pibrentasvir (Maviret®). Fatores que poderiam ter influenciado na possibilidade de cura, como a carga viral ao início do tratamento, cirrose, insuficiência renal, co-infecção HIV/HCV, tratamento com ou sem ribavirina e a duração do tratamento entre 8 versus 12 semanas, não foram significativas no resultado final.

No final do "The Liver Meeting® 2017" foram apresentados os resultados, mostrando que a taxa de cura nos infectados com os genótipos 1, 2, 4, 5 e 6, em infectados nunca antes tratados e infectados não respondedores a um tratamento anterior, ficou entre 99,1% e 100% doa pacientes.

A taxa de cura no genótipo 3 foi de 96% em pacientes nunca antes tratados e infectados não respondedores a um tratamento anterior, ficou entre 96,1% e 100%,

Concluem os autores que a duração do tratamento de 12 semanas não tem impacto nas taxas de cura em comparação com o tratamento de 8 semanas.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Exposure-Response Analyses of Virologic Response to Glecaprevir and Pibrentasvir in HCV Subjects from Phase 2 and 3 Studies - Chih-Wei Lin, Haoyu Wang, Qi Jiang, Balakrishna Hosmane, Nancy S. Shulman, Federico J. Mensa, Wei Liu - AASLD 207 - Abstract 1185


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO