040_cura_port

A cura da hepatite C consegue reduzir em 79% o risco de desenvolver câncer no fígado - "The Liver Meeting® 2017"

28/10/2017

O estudo incluiu 62.051 pacientes submetidos a tratamento antiviral de 83.695 regimes de tratamento nos hospitais dos veteranos de guerra americanos entre os anos de 1999 e 2015, sendo 35.873 (57%) tratamentos com interferon, 26.178 (43%) tratamentos com interferon e medicamentos de ação direta (DAA) e 21.644 (35%) tratamentos com medicamentos de ação direta livres de interferon.

O aparecimento do câncer após o tratamento foi maior em pacientes com cirrose ou que falharam ao tratamento, acontecendo em 2,7 em cada 100 pacientes a cada ano. Entre os pacientes com cirrose que obtiveram a cura o câncer apareceu em de 0,93 de cada 100 pacientes a cada ano.

Entre os pacientes sem cirrose que não obtiveram a cura o risco do aparecimento do câncer foi de 0,73 em cada 100 pacientes a cada ano e, entre os pacientes sem cirrose que obtiveram a cura da hepatite C a possibilidade de chegar a desenvolver câncer no fígado foi de somente 0,18 em cada 100 pacientes a cada ano.

Concluem os autores após analises matemáticas de cada grupo de tratamentos que a cura da hepatite C quando utilizados nos tratamentos os medicamentos orais livres de interferon está associada a uma redução de 79% no risco de desenvolver câncer no fígado.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Eradication of HCV induced by direct-acting antivirals is associated with a 79% reduction in HCC risk - George N. Ioannou, Pamela Green, Kristin Berry - "The Liver Meeting® 2017" - Abstract Oral 142


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO