041_cura_port

Após a cura com tratamentos orais livres de interferon, infectados com fibrose mínima (F0 ou F1) comprova existir baixo risco de morbidade e mortalidade relacionadas ao fígado - The Liver Meeting® 2017"

13/11/2017

O estudo acompanhou durante 2, 5 anos após a cura de 482 infectados inscritos no ensaio "Gilead SVR Registry" que receberam diversos tratamentos, sendo 21% dos infectados tratados com sofosbuvir com ou sem ribavirina e em alguns casos incluído interferon peguilado; 32% tratados com ledipasvir e sofosbuvir, com ou sem ribavirina; 31% com velpatasvir e sofosbuvir, com ou sem ribavirina e 13% com sofosbuvir, velpatasvir e voxilaprevir.

Durante o acompanhamento eram avaliados sinais de icterícia, ascite, encefalopatia, varizes, câncer de fígado, transaminases ALT e AST, plaquetas, tempo de protrombina e bilirrubina.

Nenhum câncer de fígado foi relatado, entre os pacientes aconteceu 1 caso de icterícia na semana 48, um evento de ascite na semana 72, um evento de encefalopatia na semana 120 e nenhum evento de varizes no esôfago.

Ao final do estudo todos os valores dos exames de sangue estavam dentro dos limites e comparáveis com os obtidos antes do tratamento.

Seis pacientes morreram durante o acompanhamento, mas as causas das mortes não foram por doença hepática. Um paciente teve recidiva e seis pacientes se re-infectaram.

Concluem os autores que infectados com fibrose mínima que obtém a cura da hepatite C em tratamentos com os medicamentos orais livres de interferon, as taxas de complicações relacionadas ao fígado, anormalidades nos exames de sangue, recidiva da hepatite C e morte, são muito raros de acontecer nos primeiros 2,5 anos após a cura.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Long-Term Follow Up of Patients with Chronic HCV and No or Minimal Fibrosis Shows Low Risk for Liver-Related Morbidity and Mortality After Achieving SVR with DAA-Based Therapy: Results from the Gilead SVR Registry - Marc Bourlière, Edward J. Gane, Ira Jacobson, Stuart C. Gordon, Mark S. Sulkowski, Brian L. McNabb, Frances Chen, Hadas Dvory-Sobol, John McNally, Diana M. Brainard, Mani Subramanian, Alnoor Ramji, Stefan Zeuzem, Kosh Agarwal, K. Rajender Reddy - The Liver Meeting® 2017" - Abstract 969 w


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO