042_cura_port

A cura da hepatite C reduz a hipertensão portal em pacientes com cirrose - The Liver Meeting® 2017"

13/11/2017

A hipertensão portal acima de 5 mmHg está associada ao desenvolvimento de varizes no esôfago.

Em estudo realizado em 41 pacientes com cirrose (Child-Pugh A5-A6) foram incluídos entre janeiro de 2015 e maio de 2016. Nenhum utilizava bloqueadores beta no momento da avaliação. Todos foram submetidos medição simultânea de rigidez do fígado, UGI endoscopia para varizes no esôfago e medida da hipertensão portal antes do tratamento com os medicamentos orais livres de interferon antes do tratamento e após seis meses de alcançar a cura da hepatite C.

Após seis meses da cura da hepatite C 78% dos pacientes tiveram uma diminuição igual a superior a 10% na hipertensão portal e na rigidez do fígado que era em valores médios de 21,5 kPa antes do tratamento diminui para 16,2 kPa após o tratamento.

Concluem os autores que a cura da hepatite após o tratamento com os novos medicamentos orais livres de interferon consegue uma significativa redução de hipertensão portal e da rigidez do fígado (melhora da cirrose), mas que em seis meses após o tratamento somente um pequeno número de pacientes experimenta uma redução no tamanho das varizes de esôfago.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
The Sustained Virological Response (SVR) by Direct-acting antivirals agents (DAA) reduces portal hypertension in patients with HCV cirrhosis - Vincenza Calvaruso, Ambra Bonaccorso, Giuseppe Mogavero, Salvatore Petta, Fabrizio Bronte, Massimo Licata, Sergio Peralta, Elisabetta Conte, Maria Grazia Bavetta, Fabio Simone, Antonio Craxì, Vito Di Marco - The Liver Meeting® 2017" - Abstract 454


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO