010_depoi_port

Fabio Miranda - Brasil



Descobri que havia contraído HCV em 2000; graças a perspicácia de uma medica que verificando os resultados de um check-up de rotina, pediu teste anti-hcv; deu reagente! Encaminhou-me a um infectologista, que pediu o RNA-HCV(PCR); deu positivo! Fiz a biópsia (F1, A1), genotipagem (1a), carga viral (alta) e tratamento (na epoca interferon 3.000.000 unidades), resultado: não respondedor!

Procurei e encontrei um bom hepatologista especialista em hepatites virais, que após me pedir uma serie de exames (ultrasom, sangue, etc) avaliou meu estado geral; decidimos aguardar até o surgimento de novo medicamento, pois os danos causados pelo virus eram mínimos e todas as funções hepaticas estavam totalmente preservadas. Em 2007, fiz nova biópsia (F2, A3) e dei entrada na secretaria de saude pra fazer tratamento com interferon peguilado (pegasys); depois de alguma burocracia, pude constatar que se tiver paciencia e uma boa orientação, pode-se conseguir a medicação sem maiores dificuldades.

Lógico que ter que ir durante 12 meses a um hospital do SUS (só para pegar receita/LME) e depois encarar a fila na farmacia do estado (sugiro ligar antes), não é agradavel, mas ao menos consegue-se o medicamento. Após 3 meses: indetectavel; após 6 meses: negativo (o primeiro depois de 7 anos); após 1 ano (fim do tratamento): negativo! Achei que finalmente tinha conseguido; mas após 4 meses depois do fim da medicação, o virus voltou!

Continuo fazendo exames de rotina, atividade fisica diária, boa alimentação, vida normal; uma vez que os danos causados continuam minimos e todas as funções hepaticas preservadas, voltamos a mesma decisão: aguardar novos medicamentos (3/4 anos); e fazer novo tratamento!

Ter vergonha??? De que? De ter contraído (nem sei como) uma doença viral? Parece-me um motivo muito fraco!! Sugiro a todos que procurem se informar sobre a doença (o livro do Varaldo me ajudou muito), e caso sintam necessidade, frequentem um grupo de apoio (tem no país todo). HCV não é para se desesperar e sim para se tratar e ajudar a quem está com medo por falta de informação! Boa sorte a todos!

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO